"Piolho de Biblioteca"

Enquanto hoje temos tudo ao alcance da mão,

a exemplo do Mestre Google, antes teríamos de ir à biblioteca, mergulhando nos livros empoeirados em busca de temas do nosso interesse. E nem sempre encontrávamos tudo que queríamos.

Na histórica cidade de Penedo, conhecida como Ouro Preto do Nordeste, Capital do Baixo São Francisco, Berço da Civilização Alagoana e Coimbra de Alagoas, ali frequentei sua Biblioteca, apenas para trabalhos acadêmicos, exigidos pela Faculdade local. Certa vez, num evento em que contava com o Secretário Estadual de Educação do Estado de Alagoas, ele se autodenominou de "piolho de biblioteca " ao se referir à Biblioteca de Penedo, onde estudou, quando jovem.

Hoje, ele diria "piolho do Google", onde mais fácil se pesquisa.

Assim, cada um conforme sua época e de acordo com a tecnologia em vigor. Hoje, graças à Internet, temos em casa a maior biblioteca do mundo. Não mais precisamos mergulhar naqueles livros empoeirados, por mais higiênica que fosse a biblioteca.

Só não pesquisa quem não quer. Não precisamos nos deslocar para buscar o conhecimento. O mundo vem até nós, graças ao avanço tecnológico, propiciado pela mais poderosa máquina do universo, a mente humana.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 19/09/2021
Código do texto: T7345836
Classificação de conteúdo: seguro