O que é analfabetismo funcional.

O Brasil é um país de analfabetos funcionais, as pessoas sabem ler, escrever, entretanto, não conseguem entender o que está lendo.

O verdadeiro analfabeto é aquele que não consegue compreender, quem não compreende não desenvolve hermenêutica, o sujeito neste caso produto da ideologia cognitiva.

Deste modo, existem 4 tipos de analfabetismos, o linguístico, a pessoa não sabe escrever, o etimológico, ausência do domínio de conceito, o epistemológico, desconhece o fundamento das proposições.

Por último, o analfabetismo por área, o indivíduo domina física, entretanto, não sabe outras disciplinas, tipicamente do analfabetismo de Einstein.

Existem duas ciências, a indutiva fundamentada na indução, comprovação pela experiência, portanto, uma ciência quase exata, sabemos que todas espécies são irmãs devido a comprovação da existência de um único DNA, as ciências da natureza são indutivas.

Entretanto, as ciências do espírito são hermenêuticas, fundamental a compreensão correta, do contrário desenvolve ideologia e não ciência, exemplo quais os fundamentos de ser o social liberalismo o melhor modelo político econômico.

Por que o neoliberalismo não é uma teoria econômica científica, em razão do neoliberalismo não ser ciência hermenêutica, assim sendo, toda compreensão é falsa.

A explicação é simples, o neoliberalismo produz riqueza para a burguesia, todavia, a nação é pobre, quando mais neoliberal for uma nação, mais miserável é o povo.

Com efeito, quanto mais neoliberal for um mais país mais subdesenvolvida é a nação, a explicação apenas a distribuição da renda, produz riqueza, desenvolve o pleno emprego, para uma nação desenvolver é fundamental o consumo.

A filosofia política do neoliberalismo é a defesa da concentração da renda, 80% do PIB internacional está em mãos de menos de 0,5% da população mundial.

O dinheiro concentrado produzindo riqueza por meio de uma política de juros, entretanto, para uma minoria, esse é o fundamento do neoliberalismo, todo pensamento de direita fundamenta-se no neoliberalismo, a direita é anti civilizatória.

Com efeito, só não existem pobres em países sociais liberais, a renda é dividida, o consumo é pleno, deste modo, efetiva o desenvolvimento, o analfabeto funcional não entende a referida explicação.

Assim sendo, 10% da humanidade não é pobre, o chamado capitalismo para todos, portanto, todo pobre que defende o neoliberalimo é imbecil, isso pelo fato de defender a sua própria miséria.

O pobre neoliberal é abobado, comporta como bestializado em razão de ser analfabeto funcional, em política a burguesia é sempre neoliberal, o pobre por ser bestializado também, pois é analfabeto funcional.

Com efeito, o analfabetismo funcional leva ao fenômeno da bestialização, todo pobre bestializado politicamente defende a direita, cuja política sustenta-se na concentração da renda.

Não é possível o desenvolvimento de uma nação sem a superação do analfabetismo funcional, a revolução econômica passa por uma revolução cognitiva, trabalhei muitos anos como professor, a minha tristeza ao perceber que boa parte dos referidos são analfabetos funcionais.

A revolução cognitiva só é possível ser efetivada através da educação, no entanto, como os professores são analfabetos funcionais não produz o pensamento crítico.

O problema do Brasil está na educação, na formação dos professores, então como construir uma nação para todos em um país de analfabetos funcionais, simplesmente impossível.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 26/09/2021
Reeditado em 26/09/2021
Código do texto: T7350664
Classificação de conteúdo: seguro