O que é indústria cultural
O que é indústria cultural, teoria formulada por Adorno e Horkheimer, Alemanha Escola de Frankfurt.
Conceito resultado da teoria crítica da sociedade, sobretudo, das análises da situação política contemporânea.
Manifestação do neoliberalismo, realização do capital como produção da riqueza.
A etimologização revela a condição degenerada da produção da culltura sob as condições do desennvolvimento do capitalismo avançado, sendo o Estado uma condição de classe social.
Deste modo, a transformação da cultura em mercadoria para o consumo das massas, desencorajando o espírito crítico.
Assim sendo, a criação de um sujeito sem hermenêutica, tal qual é espírito mercadológico, na negação da realidade enquanto manifestação política social.
A indústria cultural não fundamenta na verdade, todavia, na manipulação, o enredo da mentira como verdade, na formulação das narrativas.
Alienando a sociedade, drogando a consciência em todos aspectos, do modo de vestir ao comportamento político e religioso.
Da música a preferência pela bebida, no Brasil a indústria cultural solidificou na ditadura militar de 1964-1985, impedindo as transformações sociais econômicas, na sustentação de uma sociedade de classe.
Hoje nas igrejas evangêlicas, o extremismo da direita, na conservação do novo liberalismo na sociedade pentecostalizada.
Em síntese o uso da fé para evitar a divisão da renda, em defesa do neoliberalismo.
Escrito por: Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.
A segunda tese elaborada por Edjar Dias de Vasconcelos, por que o homem é o único animal que fala, quando na natureza existe apenas um DNA mitocondrial, todas espécies nasceram e replicaram através da única célula mater existencial.
Em resposta devido ao fenômeno do bipedismo nas savanas, os homens ao ficarem erectus foi possível o nascimento das cordas vocais, nascendo a cognição.
Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.
Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades no Brasil.
Edjar Dias de Vasconcelos estudou em: Itapagipe, Campina Verde, Belo Horizonte, Petrópolis, Rio, São Paulo, Nas PUCs como nas Universidades Federais e o Mackenzie, também em outros lugares, estudando sempre política, economia e filologia.
Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.com.br
Edjar Dias de Vasconcelos
Edjar Dias de Vasconcelos