Magnífico diálogo de Jean- Paul Sartre com Aristóteles no entendimento da essência humana.
Então, Jean-Paul Charles Aymard Sartre, peguntou a Aristóteles, o grande mestre da filosofia grega.
Aristóteles você acredita na existência da alma, sim, respondeu Aristóteles, entretanto, não na formulação platônica, isso significa Sartre que a alma não é uma realidade fora do corpo.
Tão somente a cognição, morre o corpo exaure a alma, concordo plenamente respondeu Sartre, isso significa a não existênccia de deus.
Todavia, estou lhe pedindo a explicação a respeito da causa e efeito, do ato e potência, respondeu Aristóteles, o homem é ato e potência, portanto, o homem é o que é, sua substância pura na perspectiva da evolução, o devir aquilo que virá a ser a potência.
Respondeu Sartre a Aristóteles vou lhe explicar o que entendo por causa e efeito, na explicação do ser humano.
O homem é um ente em si, o referido ente em si, significa a essência humana no seu estágio de evolução cognitiva ou seja senhor Aristóteles no desenvolvimento da inteligência.
Entretanto, continua Sartre explicando para Aristóteles, o homem também é um ente para si, opositor do ente em si, a relação de matéria e causa, o ser para si, corresponde a ideia do seu conceito de potencia.
Deste modo, define Sartre, o homem simplesmente existe e vai definido sua essência ou seja o homem em si, correspondendo o seu conceito de substância ou de ato.
Isso significa que o homem é e não é na permanente metamorfose na constituição do ser, qual é o propósito, a união dos dois entes, na formulação da essência pelo princípio da contradição, isso significa que a alma como representação da cognição é eternamente aberta enquanto o homem possuir existencia.
O fundamento da alma é o corpo por meio do seu habitat linguístico.
Entretanto, qual é o problema da consciência como fundamento da inteligência, o sapiens está jogado no mundo, a priori, sendo o próprio nada.
Sem deus sem finalidade, sendo próprio homem responsável pela sua construção inteligível, assim sendo, todo homem como ente em si escolhe o seu caminho.
O ente em si é a condição da liberdade humana, o homem é condenado a escolher em sua perspectiva do nada.
O homem pode fazer o que desejar pois não ter um destino predeterminado, entretando, quando o homem escolhe ser alguma coisa pelo princípio da liberdade nasce o sapiens para si.
A definição do caminho da potência, como o homem não sabe qual é o propósito, pois a existência é um salto no escuro, surge a angústia fruto do medo e da liberdade, quando o homem não aceita a angústia como processualidade normal, o homem deforma a essência do seu caráter.
Deste modo, surge a má fé o homem transforma-se em seu enganador, o homem não tem fé em deus, pois a sua fé é a representação da má fé.
O homem só se libertará abandonando a má fé, aceitando a angústia com naturalidade, sem mentir para si mesmo na relação do homem em si como homem para si, no desenvolvimento da sua potência na constituição da sua essência senhor Aristóteles, surgindo o homem maduro na formação da essência.
Deste modo, a religião sobretudo, o cristianismo é um empecilho para o homem superar sua condição infantil na definição da sua existência ou seja na construção da sua essência.
Edjar Dias de Vasconcelos Bacharel em Teologia pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção - Arquidiocese de São Paulo Puc, com graduação máxima, nota dez no Exame De Universa Theologia.
Edjar estudou latim, grego, aramaico, alemão, francês e espanhol, com formação também em Filologia, estudou direito canônico e pátrio, formulador como tese em Astrofísica, O Princípio da Incausalidade.
A segunda tese elaborada por Edjar Dias de Vasconcelos, por que o homem é o único animal que fala, quando na natureza existe apenas um DNA mitocondrial, todas espécies nasceram e replicaram através da única célula mater existencial.
Em resposta devido ao fenômeno do bipedismo nas savanas, os homens ao ficarem erectus foi possível o nascimento das cordas vocais, nascendo a cognição.
Autor de diversos artigos científicos publicados em sites.
Licenciado em Filosofia, Sociologia e História, formado em Psicologia, com registro pelo Mec, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-MG, outras Universidades no Brasil.
Edjar Dias de Vasconcelos estudou em: Itapagipe, Campina Verde, Belo Horizonte, Petrópolis, Rio, São Paulo, Nas PUCs como nas Universidades Federais e o Mackenzie, também em outros lugares, estudando sempre política economia e filologia.
Experiência na orientação de estudos em temas diversos. Professor convidado do Instituto Parthenon - Instituto Brasileiro de Filosofia e Educação-www.institutoparthenon.