A Transposição do rio São Francisco...

A Transposição do Rio S Francisco...

(crônica)

Já com mais de 90% concluída, a Transposição das águas do rio S Francisco está atrasada em pelo menos 70 anos se consideramos que desde a era Vargas, nos anos 40 já havia nele a intenção de por essa ideia em prática. O Nordeste possui apenas 0,3% das águas brasileiras, sendo que o Rio S Francisco possui 63% das águas do Nordeste. O Rio S Francisco tem 2.875 km de extensão, e serve Minas Gerais e mais 04 estados.

.

A obra chegou a empregar quase 11 mil trabalhadores da construção civil, e é uma parceria do Ministério da Integração Nacional, e o Exército brasileiro. Ela faz parte do Plano Nacional de Segurança Hídrica. Esse é o maior projeto hídrico do Brasil, e segundo a TV NBR e o ministro da integração nacional, só 1,4% da água que corre para o mar será utilizada, ou seja 26 m³ por segundo.

Ainda segundo a TV NBR, quando ficar pronta, a obra irá beneficiar mais de 12 milhões de habitantes em 390 municípios de 04 estados. Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. A obra contará com 02 grandes ramais, (também chamados de eixos), sendo que o eixo Leste terá 220 km de extensão e 16 barragens, e o eixo Norte terá 402 km de extensão e 12 barragens. 09 E Bs, (Estação de Bombeamento). Sendo 3 no ramal leste e 6 no ramal norte. 04 túneis para transportar água, 14 aquedutos, e 27 reservatórios. Ao todo (contando com os prolongamentos), serão 477 km de canais. Cada canal possui 05 m de profundidade por 25 m de largura, onde a água corre por gravidade.

De acordo com o Site WIKIPÉDIA, o projeto de transposição das águas do Rio S Francisco remonta ao tempo do Império, (por volta de 1847). D Pedro II já acenava com essa possibilidade. Porém, a essa época o projeto não teve inicio por falta de recursos da engenharia brasileira. Mas, com o passar dos anos, outros governantes a viam como a solução definitiva para o problema da seca no semiárido do Nordeste. Essa hipótese voltou a ser cogitada nos governos Vargas, mas não prosperou.

Tendo sido iniciada em 2007, no Governo LULA, ela teve seu prosseguimento com Dilma Roussef. Essa obra é uma das 10 maiores do mundo em execução atualmente. E continua gerando empregos direta, e indiretamente para muita gente em diversos setores A água destina-se ao abastecimento urbano, irrigação de lavouras e hortas, pesca, uso na indústria, lazer turismo, e até para a criação de animais. Há também um projeto de revitalização da bacia do S Francisco, como recuperação de matas ciliares e drenagem para aprofundar o leito do rio, retirada de bancos de areia e etc.

.

Para algumas autoridades locais, a falta de informação e a descrença fazem com que muitas pessoas sejam contra, e até rejeitem a obra por achar que ela irá trazer prejuízos ao rio S Francisco. Alegam também, que ela é uma obra muito cara e trará poucos benefícios para a população. Por isso não compensa o alto custo. Também Há boatos e suspeita de desvios de verbas. Isso nada tem a ver com o que ela representa para o povo, independente de se houve ou não desvios. Se houve desvios, e com certeza houve, há que ser investigado e os culpados punidos.

Pois esse é um assunto para as autoridades competentes. Porém isso é um caso de corrupção que nada tem a ver com a real finalidade do projeto em si e com a importância e necessidade dela para os habitantes da região. A obra se justifica pela sua finalidade. Ela irá sanar um problema que se arrasta por séculos, a carência de água para o consumo humano e para as necessidades básicas, para que se possa viver com dignidade. Pois quem é contra, e quem critica, somente fabrica uma justificativa para validar seu argumento.

É uma pena que a grande mídia que está sempre à procura de matéria para noticiar, e se diz prestadora de um serviço relevante ao povo, não divulgue essa obra que é de suma importância para uma população, que é maior do que a população de muitos países. A mídia em geral, não mostra a evolução da obra, quais são seus benefícios, e o que ela gerará de desenvolvimento para a região, para o povo e para os estados do Nordeste, assim como para o Brasil. Ou, se divulga o faz de uma forma distorcida, com a finalidade de confundir o povo, em relação à mesma. Mostrando e ressaltando somente os pontos negativos.

Tem-se a impressão que não interessa para eles informar a verdade para o povo, sobre a necessidade, o andamento da obra, e o progresso que haverá a partir Da conclusão dela. É preciso que venha alguma emissora de TV, talvez de fora do país, para que informe ao povo a real dimensão da transposição, para que todos tomem conhecimento.

Com informações e imagens de:

TV NBR

TV Nordeste

Crea tive TV

TV Diário do Sertão

N E P Comunicações

Este texto está registrado no Escritório de Direitos Autorais R J, e protegido pela Lei 9.610/1998. Arnaldo Leodegário Pereira..

.

Arnaldo Leodegário
Enviado por Arnaldo Leodegário em 10/02/2017
Código do texto: T5908813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.