GATO MACARAJÁ
            
Nair Lúcia de Britto

 
O Gato Macarajá é uma das três espécies de gato-do-mato; seu porte é praticamente o de um gato comum; pesa  uns três kilos ou pouco mais, em média. Sua cauda é mais longa e geralmente seu belo pelo é manchado, parecido com o de uma jaguatirica. Esta, porém,  pesa de 8 a 15 kilos.

Vale lembrar que a jaquatirica tem um papel importante na manutenção do ecossistema. Além de  valorizá-la, também devemos nos empenhar e nos preocupar em preservá-la.

O gato macarajá vive nas florestas tropicais das Américas Central e do Sul. No Brasil, sua preferência é para viver no Cerrado. É uma espécie felina inofenciva ao homem; mas, quando atacado, ele se defende com ferocidade.

Portanto, não brinquem com um macarajá que esse gato não é brinquedo! Talvez seja por isso que, no Brasil seja proibido criar um gato-do-mato em casa.
Devido à pele bonita, todos esses animais correm sério risco de vida, porque são perseguidos e ameaçados de extinção.

O bonito mesmo, é vê-los correrem felizes pelas matas, cheios de vida... E jamais para servirem de adornos às pessoas egoistas.  


Às vezes o macarajá é confundido com a jaguatirica por causa da pelagem semelhante; mas é só olhar a grande diferença, que está no tamanho. Entre os gatos-do-mato o macarajá é o menor deles.

O macarajá costuma ser um amante da noite; dá saltos enormes com muita facilidade; desce das árvores tão facilmente como os esquilos; e gosta de ficar sozinho.. Prefere aprumar-se no topo das árvores, até porque se sente mais seguro.

Por sua vez, esse gato não poupa  os pequenos mamíferos com os quais se alimenta. Para atraí-los, esse gato sabido imita o som que sua caça emite...
Depois fica, tranquilamente, esperando que se aproxime.


Então, zaz! Está feita a merenda do dia.

Se por acaso houver algum galinheiro por perto dos macarajás, as galinhas que se cuidem! Ou melhor, o dono do galinheiro que as proteja; porque, para o gato macarajá, não tem um prato melhor do que uma boa galinha!     
 

 
Nair Lúcia de Britto
Enviado por Nair Lúcia de Britto em 03/07/2017
Reeditado em 06/07/2017
Código do texto: T6044531
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.