A Austrália foi um ilha isolada por milhões de anos, e por esse motivo tem uma flora e fauna singular. Mais de 80% das plantas e animais só podem ser encontrados lá, ou seja, em nenhum outro lugar do mundo você vai conseguir ver um dingo, por exemplo. Mas você conhece os exóticos animais australianos? Listamos algumas curiosas e outras conhecidas espécies aqui. Confira!
Dingo australiano, só existe na Austrália

1. Dingo
O dingo é um lindo cão selvagem que é encontrado somente na Austrália. Acredita-se que foram levados ao país por viajantes indonésios há mais de 5 mil anos. Eles habitam bosques, florestas, campos e desertos. Não são muito grandes - medem cerca de 1,22 metros e pesam aproximadamente 15 quilos. Grande parte deles têm pelo marrom. Os dingos vivem sozinhos ou em bando de até 10 integrantes, e é o maior predador terrestre daquele país. Normalmente atacam em bandos para caçar animais maiores como cangurus. Eles se comunicam com uivos, assim como lobos. O mais interessante é que, apesar de ser selvagem, o dingo é muito parecido com diversas raças de cães domésticos. Mas não se aproxime, pois são bastante agressivos.
espécie encontrada somente na austrália

2. Bilby-grande
Esta é uma espécie de marsupial que só habita as terras australianas. Marsupiais são mamíferos que possuem o placentário, uma bolsa abdominal chamada marsúpio, e por essa razão têm esse nome (o mais conhecido no Brasil é o gambá).
O bilby-grande é um animal pequeno, de aproximadamente 55 centímetros e 2,5 quilos, e habita bosques e regiões semiáridas. É muito raro encontrar um bando, pois gostam de viver solitários. Por serem primorosos cavadores, costumam criar covas de até 3 metros de profundidade para viver, e por isso predadores como dingos e raposas não o encontram com facilidade. Por terem hábitos noturnos, saem somente à noite para procurar comida, e se alimentam de frutas, sementes, larvas e fungos vegetais.

cisne negro, encontrado na austrália

3. Cisne negro
O lindo e imponente cisne negro é outra espécie única da Austrália, mais especificamente do sul, embora possa ser encontrado em alguns zoológicos ao redor do mundo. Como seu nome sugere, é todo coberto por belas penas negras, embora alguns tenham penas mais claras. Medem cerca de 1,4 metro, pesam até 9 quilos, e podem voar.
Costumam se reproduzir entre os meses de fevereiro e setembro, e constroem grandes ninhos para que não sejam incomodados. As fêmeas botam entre quatro e sete ovos, e os pequenos cisnes nascem em até 45 dias. Depois do período de reprodução, passam por uma troca natural de penas. Eles se alimentam de plantas, plantas aquáticas e grãos.



echidna, ouriço australiano só encontrado na austrália

4. Equidna
A equidna é uma espécie de ouriço. Tem o corpo todo coberto com espinhos, o que dificulta serem pegos por predadores. Elas não têm dentes, mas a língua é grande e pegajosa, o que facilita a busca por alimentos. São pequenos, com cerca de 30 a 45 centímetros, e podem pesar até 6 quilos.
A equidna tem uma forma peculiar de se defender: quando predadores se aproximam, ela contrai todo seu corpo e se transforma em uma bola, assim como o tatu, além dos espinhos, que espanta grande parte dos predadores. É também um animal noturno, que costuma sair à noite em busca de comida, e se alimentam de insetos, formigas e pequenas plantas.



5. Vombate
Este simpático animal é facilmente encontrado em bosques e montanhas do sudoeste da Austrália, inclusive na Tasmânia. Podem medir até 1,15 metros e pesar até 36 quilos. Há três espécies diferentes: o vombate comum e dois tipos de hairy-nosed(nariz peludo em português).
Os vombates gostam de viver em bandos. As espécies hairy-nosedsão altamente sociáveis e gostam de conviver com outros animais e até mesmo com humanos. Já o comum prefere uma vida solitária. Por terem dentes e garras muito fortes, cavam buracos na terra com facilidade. As pernas também são fortes, e podem correr em uma velocidade de até 25 quilômetros por hora. São animais noturnos, que saem à noite em busca de comida, e se alimentam de plantas, raízes e sementes.

emu, ou ema australiana, terceira maior ave do mundo, encontrada só na austrália

6. Emu
O emu (ou ema australiana) é a maior ave australiana, com quase 2 metros de altura, e podendo pesar até 58 quilos. É a terceira maior ave do mundo, perdendo apenas para o casuar-do-sul e o avestruz. Por terem pernas muito fortes, os emus podem correr em uma velocidade de até 30 quilômetros por hora, além de serem ótimos nadadores. Sua alimentação consiste em flores, insetos, larvas e até lagartos. A reprodução dos emus costuma ocorrer no verão.


7. Ornitorrinco
Outro animal muito diferente e que não se vê em qualquer outro lugar do mundo. O corpo do ornitorrinco é semelhante ao de uma lontra, mas o que o diferencia de qualquer outro animal no mundo é o bico, igual ao de um pato! O estranho bico é na verdade um poderoso órgão sensor, e por isso o ornitorrinco tem um olfato muito poderoso que facilita muito na busca por alimentos, principalmente aquáticos, como peixes e camarões.
São animais terrestres mas gostam muito de nadar. E por terem uma pele bem grossa, resistem a baixas temperaturas na água. Deve-se tomar cuidado com os machos desta espécie, pois eles têm em suas pernas glândulas que produzem e soltam um veneno quando se sentem ameaçados.





8. Coala
Quem resiste ao coala? Comumente associado a ursos, este lindo animalzinho é na verdade um marsupial que majoritariamente vive em árvores. São facilmente encontrados no sudoeste da Austrália, e gostam muito de viver em pés de eucalipto, pois adoram se alimentar com folhas de eucalipto. Tem garras grandes e fortes que o ajuda a escalar as árvores.
A palavra koala significa 'sem água'. Como sugere o nome, eles bebem pouquíssima água, pois a maioria do líquido que ingerem está contida nas folhas de eucalipto, seu principal alimento. Um coala adulto pode comer até 1 quilo de folhas por dia.

canguru, ícone australiano

9. Canguru
O suntuoso canguru é o maior ícone da Austrália e o principal animal da fauna australiana. Podem ser encontrados em diversas áreas do país e vivem com facilidade em florestas, bosques, campos, savanas e até deserto. São quatro espécies principais: vermelho, cinza oriental, macropus antilopinus e macropus fuliginosus. O vermelho é o maior deles, com cerca de 1,6 metro, podendo pesar até 90 quilos. É o único animal do mundo que se locomove por saltos. Suas pernas são fortíssimas - cada salto pode atingir até 5 metros. Outra característica singular do canguru é que as fêmeas costumam carregar os filhotes na bolsa abdominal, o marsúpio, por até 9 meses, até que cresçam o suficiente para viverem sozinhos. E ao contrário do que muitos pensam, não é um animal carnívoro, pois se alimenta de flores, folhas, sementes e alguns insetos. São também muito sociáveis. Vários deles já foram encontrados no meio das cidades, inclusive nas grandes metrópoles!

Fonte: themysteriousworld.com
 
 http://www.tudoporemail.com.br/content.aspx?emailid=4582