O que é o modelo político econômico social liberal.

Social liberalismo é um modelo político econômico , contrário ao socialismo, todas as formas de socialismos , do socialismo clássico ao socialismo liberal.

Por outro lado, do mesmo modo, contrário ao neoliberalismo, do liberalismo denominado de esquerda ou direita, como também do liberalismo econômico.

Com efeito, o social liberalismo, combate com veemência a ideologia denominada de mercado livre, o chamado Estado minimalista ou seja, o Estado não intervencionista.

Portanto, não aceita o mercado livre, sua autorregulacão, o que é entendido historicamente pelo o sonho do liberalismo clássico, resultado da filosofia iluminista produtora das teorias contratualistas do século XVII.

A teoria social liberal deseja através de sua política econômica social, superar as demais ideologias políticas de Estado.

Socialismo, liberalismo de esquerda, liberalismo de direita, liberalismo econômico e, sobretudo, o neoliberalismo.

Hoje no século XXI, existem apenas dois modelos políticos econômicos em voga.

O social liberalismo e o neoliberalismo, algumas economias tentam ser liberais de esquerda ou liberais de direita, como também economias socialistas.

Entretanto, regra geral, apenas o conflito entre as duas principais economias, os sociais liberais e os neoliberais.

Em que fundamenta cada uma das teorias, neoliberalismo, denominado de mercado financeiro, a riqueza sendo produzida por elevação das taxas de juros.

A riqueza é acumulada pelo capital e não por meio do trabalho, economia clássica, produção da riqueza através da transformação da matéria em bens materiais.

O social liberalismo é um modelo econômico político resultado da filosofia politica formulada por Adam Smith, o trabalho como única forma de produção da riqueza.

Por outro lado, as ideias de Marx a justiça social, por meio da divisão da renda, não é possivel o crescimento econômico, sem a distribuição da renda.

No social liberalismo a sociedade produtiva continua capitalista, todavia, a função do capital produtivo é social, não especulativo, os juros são negativos.

O capital é responsável pela produção, exemplo, juros do cartão de crédito acima de 0,18%, crime inafiançável.

A política de juros negativos, sustenta-se no pleno emprego.

A ideia fundamental do Estado social liberal, é que a distribuição de renda possibilita o pleno consumo, por meio do pleno emprego, desse modo, desenvolve a nação e supera a pobreza.

Todas nações sociais liberais superaram a pobreza e tornaram economias desenvolvidas, tais quais como: Japão, Coreia do Sul, Alemanha, Inglaterra, Norte da Europa, Canada e Austrália, 8% da população mundial eliminou a pobreza.

Como explicar as duas alemanhas, uma social liberal, rica, outra socialista pobre, o mesmo país, unificadas as Alemanhas, na perspectiva social liberal, superou imediatamente a pobreza.

O mesmo exemplo, as duas Coreias, Sul e Norte, Sul social liberal, rica, o povo não vive a miséria.

A Coreia do Norte, socialista a miséria é quase absoluta, o mesmo país o mesmo povo, a pobreza como escolha política.

Desse modo, a pobreza é um fenômeno de ignorância política, onde há neoliberalismo, existe uma pequena elite milionária, 95% do povo pobre, caso específico do Brasil.

Do mesmo modo, o socialismo, 99% da polulação é pobre. Sendo assim, o equilíbrio social empiricamente aconteceu apenas em economias sociais liberais.

Em tal análise política, o que significa votar corretamente, fugir das posições ideologicas associadas ao socialismo e ao neoliberalismo. Portanto, a opção indutivamente correta, o social liberalismo.

Sendo assim, a política não é uma questão apenas moral e ética, sobretudo, como saber escolher o modelo político econômico correto.

Edjar Dias de Vasconcelos.

Edjar Dias de Vasconcelos
Enviado por Edjar Dias de Vasconcelos em 07/03/2018
Reeditado em 07/03/2018
Código do texto: T6273179
Classificação de conteúdo: seguro