Dia Mundial da Água: recurso que é o princípio de todas as coisas

Dia Mundial da Água: recurso que é o princípio de todas as coisas

Dia Mundial da Água é uma data mais que pertinente nos tempos difíceis que em estamos passando por intensas crises hídricas, além de está lidando com uma série de impactos ambientais aos recursos hídricos. Nunca se houve falar tanto da "necessidade urgente" de se promover ações sociais e políticas para preservação de recursos tão preciso a água não é vida, porém é indispensável à existência da vida. Ela é o princípio de todas as coisas!

Para ter noção a superfície da terra é recoberta 70% de água. Só que desta água que recobre é salgada nos oceanos (97,25%), doce (2,14 %) sendo que esta água doce encontra-se indisponível na forma de gelo nas calotas polares ou geleiras, águas subterrâneas (0,60%) e em rios e lagos (0,01%).

Sem deixar mencionar a importância e participação primordial da água em funções biológicas, tais como, o resfriamento e regulação da temperatura da superfície corpórea, transporte de substâncias úteis, osmorregulação (regulação iônica) e homeostase do organismo, equilíbrio do pH do sangue, filtração e excreção de impurezas e substâncias tóxicas, resquícios de álcool e medicamentos do sangue e rins. Água ajuda a eliminar dos corpos dos organismos vivos substâncias inúteis, e torna mais saudável. Atua nas principais reações metabólicas do corpo. A própria concepção da vida, seja de um novo ser humano ou outra espécie qualquer ocorre no meio líquido (líquido amniótico),incrível que nos formas de vida baseada em carbono (orgânicos)estamos intimamente depende dessa substância inorgânica.

Tem um detalhe essa importância é só do ponto de vista BIOLÓGICO! Fora as outras importâncias na geração de energia (hidroelétrica), produção e/ou fabricação de alimentos (agricultura e pecuária) e necessidades diárias básicas tomar banho, escova dentes, lavar louça, irrigação etc. e nessas atividades diárias que mais desperdiçamos água e precisamos urgentemente rever e passar a usar de forma mais racional, consciente e não de maneira desaminada.

E lembrando que os grandes recursos hídricos (rios, mares, oceanos) constituem ecossistemas onde são encontradas incontáveis formas de vida que está constantemente driblando as adversidades importas pelo ser humano e pelo ambiente pra tentar garantir suas sobrevivências, bem como seus sucessos reprodutivos. E ao mesmo tempo desempenham funções biológicas essenciais nos referidos ecossistemas aquáticos e terrícolas tais como, meio de reprodução, obtenção de recursos (alimentos) e a evaporação das águas fazem do ciclo hidrológico e manutenção e renovação das florestas.

Grandes são as ações antrópicas que tem sido registrado aos nossos rios, mares, oceanos que precisamos reverter entre estes a poluição e contaminação por resíduos, rejeitos e agrotóxicos ou defensivos, vindos principalmente de grandes fábricas, indústrias e da agricultura. E com tantos problemas ambientais relacionados aos usos indevidos da água, sugere-se a necessidade urgente de se promover participações e mudanças de atitudes urgentes do ponto de sociais, econômicos e políticas em relação ao uso consciente, racional e ecologicamente viável e socialmente justo. Com intuito de garantia recursos hídrico para às presentes e futuras gerações de todas as espécies.

Karoline Castro da Silva (Karol Castro)
Enviado por Karoline Castro da Silva (Karol Castro) em 22/03/2018
Reeditado em 21/04/2018
Código do texto: T6287216
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.