Ecologias do ser no mundo

As relações humanas se dão em três ambientes a saber: 1] ambiente físico ou biosfera; 2] social ou sociosfera e 3] ambiente psíquico ou psicosfera. Naturalmente cada um destes três ambientes possui suas características e peculiaridades.

O ambiente físico é o espaço onde realizamos nossas experiências cotidianas. Qualquer ambiente aéreo, terrestre ou aquático onde vivem os seres e onde nos conectamos e nos relacionamos com as coisas e entes ao nosso redor. O ambiente social ou a sociosfera é o ambiente das relações sociais, não é um local físico, mas está presente na conexão entre as pessoas, no olhar de cada um sobre o outro e sobre si mesmo e na percepção de si e o papel que desempenha na sociedade. Aqui encontramos as relações que temos com familiares, amigos, pessoas da mesma comunidade religiosa, comercial, enfim, todas as relações sociais. O ambiente psíquico existe dentro de nós, mas transcende para um plano superior abstrato. As relações que acontecem neste ambiente são entre o “eu” e o sagrado, ou o natural. A experiência de vida neste ambiente é a mais etérea – porque não vemos e não tocamos -, mas também é a mais autêntica porque é a que mais sentimos já que acontece através de uma conexão que fazemos pelo pensamento.

Então nestes três ambientes nos relacionamos 1] com as coisas que nos rodeiam, 2] com as pessoas com quem convivemos e 3] conosco e o sagrado dentro de nós, com o transcendente. Ramos da ciência como a psicologia, a pedagogia entre outros muitos constaram e reiteram como é grande a influência do ambiente sobre os indivíduos. Os ambientes precisam favorecer o desenvolvimento daqueles que se relacionam ali. Explico: sob uma perspectiva urbana, por exemplo, para que tenhamos verdadeira inclusão da pessoa com limitações de mobilidade, como o cadeirante é preciso que se criem ambientes adequados para o trânsito de cadeiras de rodas, mesmo que num primeiro momento essas pessoas não estejam lá à vista de todos. Pois elas não estão porque o ambiente não lhes favorece a presença. Também quando queremos exercitar a criatividade de uma criança num processo educativo não podemos fazê-lo se não deixarmos a seu fácil alcance os recursos necessários como tintas, massas de modelar, papel, lápis de cor e demais aparelhos de criação de arte, mesmo que num primeiro momento elas possam parecer não se interessar pela arte, mas estes elementos precisam estar disponíveis. No âmbito das relações, até a pessoa, jovem ou velha, mais reclusa precisa de exposição a estímulos de socialização para que resolva ampliar seus horizontes e conhecer mais pessoas, em outras palavras, não é porque ele ou ela nunca ou quase nunca aceita um convite para fazer algo com um grupo que vamos desistir de convidá-lo/la. Assim, lançar ao cosmo a possibilidade de realização das coisas que queremos é criar um ambiente favorável para que elas aconteçam, afinal todas as possibilidades existem no futuro, quais se concretizarão dependerá de como exercemos o presente.

E diante disso tudo, ponto alto deste texto, cabe ressaltar a importância da ecologia nestes três ambientes. Está no campo de conhecimento da ecologia a relação entre os seres e o ambiente. São conceitos de grande importância desta ciência a proteção e conservação dos ambientes conhecidos e dos seres que neles habitam. Isto para dizer que é importante que nos preocupemos em obter relações ecologicamente corretas e sadias na biosfera, na sociosfera e na psicosfera.

Sobre uma relação ecologicamente saudável na biosfera, numa perspectiva mais abrangente, é preciso não somente preservar os recursos naturais do nosso planeta atuando sobre ele de maneira sustentável, mas também protegê-los. E precisamos ser realmente gratos pelos serviços gratuitos que nos presta a natureza. Dentro das comunidades e de nossas casas e ambientes de trabalho é preciso cuidar das limpeza e da organização, além de ser respeitoso com o próprio ambiente isto favorecerá o desenvolvimento individual e coletivo dos que ali transitam.

Sobre uma relação ecologicamente saudável na sociosfera importa manter e procurar relações de qualidade que são embasadas no respeito e na honestidade. Afinal só nos relacionamos bem e de maneira autêntica com aqueles em quem confiamos e a confiança vem da honestidade e do respeito. Precisamos fugir das armadilhas da estereotipagem tão recorrente em nossa sociedade. Precisamos nos reconhecer no outro, compreender que todos somos membros de uma mesma comunidade, a humana. Que ainda que haja grupos, reais e virtuais, disso ou daquilo, representam pessoas reunidas por um interesse ou traço em comum, mas que nenhum grupo ou comunidade nos exclui os traços e características que nos são inerentemente comuns e nos fazem pertencer irrevogavelmente à comunidade humana. Outro ponto que ajuda muito na ecologia da sociosfera é compreendermos que todos os indivíduos, assim como nós, buscam uma realização. E ainda que não nos identifiquemos com seus ideais, só estão tentando ser felizes assim como nós. Sabemos que temos muito que amadurecer ainda como sociedade em termos de senso de justiça, respeito, igualdade, mas este tema não caberia neste texto mas em um outro escrito dedicado exclusivamente a isto. Para fins de elucidação do que a despoluição da sociosfera é, podemos resumir no pensamento que nos diz que “devemos fazer ao outro o que gostaríamos que fizessem a nós mesmos”.

E finalmente sobre a relação ecologicamente saudável na psicosfera, a relação que parece hoje a mais difícil de manter saudável, mas que não deveria, porque temos todos os recursos que precisamos para mantê-la dentro de nós, importa que nos conectemos com a nossa essência, por meio de pensamentos livres de julgamentos, culpas. É o não pensar o mal, fugir das ideias fixas, desapegar do que é efêmero, valorizar o que é permanente – a alma, o legado, o bem. Silêncio e meditação ajudam aqui. É preciso que busquemos um estado mental saudável que nos liberte das ansiedades, que nos faça aceitar as circunstâncias de nossa realidade, que procuremos ter pensamentos de gratidão, aceitação, respeito, compaixão, cortesia, tolerância, paciência… E finalmente ter a perspectiva de um futuro (dentro e/ou fora da vida na Terra) pois é o futuro que nos move, o professor só ensina porque acredita que o aluno pode aprender, trabalhamos por um mundo melhor porque acreditamos que ele pode existir.