A REFORMA PROTESTANTE DESENVOLVEU O PENSAMENTO CAPITALLISTA?

Os primórdios do niilismo, e aqui eu Não estou falando do niilismo Nietzschiano, tem por base a desconstrução de bases estruturais levando o individuo a duvidar do status quo e das autoridades cristalizadas em períodos como a idade média.

A quebra de certos paradigmas foram sim importantes para uma mudança da mentalidade social da época, não só no âmbito social mas também econômico. Neste cenário, a figura das ideias que viria a ser o pensamento liberal nasce.

Entretanto, para não cometer um anacronismo, quero enfatizar que o termo liberalismo não foi cunhado nesta época, é fruto do amadurecimento dos pensamentos vindos com uma nova e avassaladora ruptura com a dominação ideológica e mental da igreja católica, que resultaria na reforma protestante.

Mas, qual foi o papel da reforma para a criação de uma consciência liberal econômica no mundo? Para compreendermos isso é preciso compreendermos também as doutrinas sobrevindas com a reforma e as proibições taxadas de pecados no tocante a usura, empréstimos, e ao lucro.

Desvincular uma sociedade desta formatação de pensamento para o crescimento econômico baseado no lucro de mercado foi preciso que os reformistas exorcizasse tais conceitos evocando a permissão de Deus ao Lucro e ao mercado. Para isso a doutrina da predestinação foi extremamente importante para essa permissão social e desconstrução niilista do pensamento provinciano católico.

A predestinação doutrina feita por Jehan Cauvin, ou João Calvino, e posteriormente conhecido como predestinação calvinista, representou a quebra do paradigma das estruturas sociais e econômicas fundamentadas no controle do pensamento.

Para Calvino, um fiel crente e aprovado e escolhido por Deus, refletia esta escolha no sucesso do trabalho que o fiel realizava, seja este; sapateiro, padeiro ou ferreiro. Sua predestinação como escolhido de Deus seria vista quando este se tornasse o melhor e mais bem sucedido sapateiro dentre os camponeses e pequenos comerciantes incrédulos.

Diante disso, todas as pessoas das mais diversas profissões queria mostrar a sociedade que era um escolhido e predestinado a salvação através do seu trabalho, passando assim a se dedicar e buscar mais especializações do seu oficio.

Este quebra de pensamento resultou nos primórdios do pensamento liberal econômico baseado no lucro e no acúmulo de capital. O sociólogo alemão Max Weber (1864-1920) escreveu um livro intitulado A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, que relata entre vários outros argumentos que, a importância da quebra do pensamento provinciano católico é tão imensa que se não tivesse acontecido talvez ainda estávamos no subjugo dos pensamentos mais cristalizados da idade média.

A reforma protestante foi tão importante que dela nasceram ideias e outras que já engatinhavam amadureceram, a desfragmentação do status quo para a liberdade de alguns pensadores com o renascimento italiano, contribuiu para cada vez mais o pensamento humanista fosse valorizado.

Max Weber um dos primeiros liberais chama a tensão que países onde o pensamento calvinista desenvolveu uma cultura do trabalho e do lucro entre as comunidades europeias são os países que logo depois iniciaram a revolução industrial. E ainda, estes países são sólidos até os dias de hoje.

Países como Inglaterra, Alemanha, França, onde o calvinismo e a doutrina da predestinação teve grande influência na criação da consciência capitalista são até os dias atuais os países que mais resistiram as crises econômicas europeias.

Continua....

Texto: Everilson

Lililson
Enviado por Lililson em 20/10/2018
Reeditado em 20/10/2018
Código do texto: T6481082
Classificação de conteúdo: seguro