Dicas para Alcançar Sucesso na carreira profissional

Quando se questiona a muitos estudantes o que eles querem para daqui a alguns anos ou para a vida, muitos irão responder que o que querem é serem bem sucedidos em suas carreiras.

Mas para você, o que é ser bem sucedido profissionalmente? Ser bem sucedido é ganhar muito dinheiro? É ter a possibilidade de viajar e conhecer o mundo todo? É ser um pai de família feliz? É ter saúde e poder ajudar aos mais necessitados? Ou é a união de todos esses fatores?

Segundo muitos especialistas, uma carreira de sucesso está intimamente ligada a uma vida de sucesso, onde seus valores pessoais estão em sintonia com o que faz profissionalmente.

O profissional de sucesso deve ser o piloto de sua própria carreira, onde ele irá dar a direção que quer a ela, poderá avançar ou retornar quando lhe for mais conveniente. Cada ser humano tem seus propósitos e a carreira profissional deve estar alinhada com eles, para o alcance do sucesso verdadeiro e duradouro.

Elenquei aqui neste artigo, algumas dicas de como alcançar o desejado sucesso na carreira profissional:

1 – DEFINA CLARAMENTE METAS E OBJETIVOS

Quando se sabe para onde está indo, fica mais fácil e rápido chegar. Defina o que realmente você quer e coloque no papel. Estabeleça prazos e caminhos para alcançar estes objetivos e tente focar neles.

2 – TENHA AUTOCONFIANÇA E ASSUMA O CONTROLE

Definidos os objetivos, prazos e caminhos para alcança-los, assuma o controle e tire as ideias do papel. Se para alcançar tais objetivos você tem que fazer uma especialização, ou uma nova graduação, mãos a obra. Se para isso falta grana, corra atrás de trabalhos freelancer para os finais de semana para aumentar a renda, por exemplo.

3 – SAIA DA ZONA DE CONFORTO

Se para atingir seus objetivos é necessários aumentar o horários de trabalho, acordar mais cedo, trabalhar aos finais de semana, enfim, sair da zona de conforto, vá em frente! Ninguém conquista nada sentado no sofá em frente à televisão e sonhando com o sucesso.

4-ASSUMA RISCOS

Toda essa movimentação, essa definição de metas, trará até você alguns riscos. Assuma-os! Foque no objetivo final e calcule os resultados, controlando e vencendo os riscos, com certeza você sairá fortalecido.

5 – ATUALIZE-SE E INFORME-SE

O constante aprendizado é fundamental. O mundo gira muito rápido e tudo muda muito rapidamente.

Se você tem formação superior e ainda não fez uma pós-graduação, não deixe de fazê-la. Porém, vivencie a carreira primeiro, absorva experiência para definir qual a melhor área para voltar sua especialização.

Adquirir conhecimento através da leitura de livros, revistas e jornais também auxilia na atualização e informação.

7 – FAÇA NETWORKING

O grande tesouro de um profissional de sucesso é sua rede de contatos. Essa rede de contatos beneficia a carreira, a troca de experiências e ajuda a fechar negócios.

8 – CONHEÇA NOVOS LUGARES E CULTURAS

O profissional globalizado é diferenciado e aumenta a chance de ser bem sucedido, pois conhece línguas e culturas, tem ideias inovadoras e é mais crítico e seletivo.

9 – SEJA PERSISTENTE E RESILIENTE

Muitas vezes as coisas demoram a acontecer ou não acontecem do modo que esperávamos. O profissional bem sucedido é aquele que utiliza-se incansavelmente da persistência e da resiliência, e não desanima quando surgem obstáculos. Este profissional tem mais chance de alcançar o sucesso, pois onde muitos colocam muros ele coloca pontes para chegar ao seu objetivo.

10 – FAÇA O QUE GOSTA

Quando fazemos o gostamos nunca precisaremos trabalhar realmente. As coisas fluem, acontecem mais naturalmente. Passamos a maior parte do nosso dia trabalhando, não podemos desperdiçar este tempo precioso com algo exaustivo e sem graça. Procure encontrar o seu talento, o que você realmente ama e trabalhe nisso! A sua motivação fará as coisas acontecerem e sucesso será garantido!