Historiando Auto Peças em: Em não temas.

Em Barretos/SP, desde 1962, e pelos caminhos, sendo auxiliar de ferramentaria na Auto Mecânica Dal Porto, em pouquíssimo tempo, já no almoxarifado de peças, acessórios e ferramentas, surge a Auto Peças São Cristóvão. Vindo de Franca/SP, que já me contrata, através de seu diretor Edilberto Silva Paiva.

Alguns anos mais, por conveniência, muda para Casa David Rolamentos, Retentores e Conexões. Eis que surge a oportunidade em um fundão de estoque comprado em 10 parcelas e a praça escolhida foi Frutal/MG.

Aluga-se um cômodo de +ou- 42m2 em novembro de 1967. Vai-se indo. Vontade, energia, coragem e perseverança.

Voltamos no tempo. Para Barretos, onde Antônio Dal Porto resolve mudar de ramo e abre a grande Auto Peças Dal Porto, com rebitagem de lonas de freio e discos de embreagem, e retificação de campanas e o filé dele era recuperar engrenagens de câmbio para não escapar marcha.

Naquela época, em Barretos, quem mandava no mercado era o Sr. Dominguinhos, um espanhol proprietário da Biribolândia. Porque Biribolândia? Deve-se à grande quantidade de veículos Ford Prefect, na região. Eram conhecidos por ‘Biriba’.

Havia também a Auto Peças Ipiranga, perto da casa onde eu morava (uma quadra e ½ abaixo).

Cujo proprietário o Sr. Ivo, já idoso, porem muito experiente no ramo, trabalhava quase sempre sozinho, só um garoto o auxiliando e me parece que também a sua filha o ajudava. Ele não esquentava muito para vender e vendia mais só a vista.

Tinha o Costinha com a Volkstem, especialista nos carros da montadora alemã, Volkswagen a febre do momento em veículos populares e ainda a empresa Michelin, uma agência dos caminhões International que, após seu fechamento, essa revenda de caminhões passou para a Auto Peças linha geral e em especial ônibus. Com a gerência de Wilson, um exímio conhecedor desse ramo.

Havia também agências DKW, Willys , Chevrolet, Ford, Volkswagen e Mercedes Benz. Na Chevrolet tinha o nosso amigo Manoel Almeida Rolo, agencia, cujos proprietários eram a família Rezek.

Auto Peças Tatão, era outro empresário já idoso no ramo e, em sua loja, tinha galinhas botando e chocando ovos em meio às peças, que logo se afogou na praia e parou.

Voltando a Frutal, tem início meu negócio, com fortes concorrentes, pelo volume de carros e porte daquela época, como a Auto Peças Frutalense, do meu amigo Nelson Alves Andrade, e também o Auto Peças Toniquinho, que já estava quase fechando, no centro da cidade. E Paulo Esso era especialista em Peças Volkswagen.

Historiando um pouco, certa feita o Nelson Alves Andrade falou para um viajante: “Esse aí é um focinho de porco e não vai aguentar. Logo fecha”. Focinho de porco era nome dado aos pequenos comércios pelos concorrentes.

O sucesso vai estar calcado mais em atendimento – qualidade do produto – confiabilidade – a atenção redobrada aos clientes desde itens de pequeno valor, como nos de grande valor – segurança nos negócios para evitar prejuízos – especialmente agora fazer um monitoramento na entrega terceirizada, pois esta é uma continuidade da qualidade do serviço e o nome da empresa é que esta no jogo.

Mas, propriamente como eu queria me referir é sobre ‘Energia’. Com muita coragem, perseverança e vontade são-nos possível superar tudo.

Voltando à ideia de Jó na Bíblia “O que eu temo me acontece” – haja vista também que na Bíblia há 365 dissertações sobre a frase ‘não temas’. Quanto mais tememos mais pronunciar e revelar essa preocupação ela vai formular condições propícias para tal.

Vai que acontece de surgir um concorrente de porte. O que vai acontecer? Creio que de cara vai puxar para si os melhores vendedores dos concorrentes, oferecendo mais vantagens.

Terá que enfrentar de unhas e dentes, oferecendo o melhor, mas realizando a redução de despesas, enxugando o quadro funcional e forçar o e-comerce. Não comprar itens que ficam mofando no estoque e esmerar pela qualidade de atendimentos.

O que vai mandar é a energia, o atendimento e a coragem.

Por outros ângulos, pode até ser melhor... Por alguns pontos.

Frutal/MG, aos 06 de novembro de 2017.

José Pedroso

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 06/11/2017
Reeditado em 20/01/2021
Código do texto: T6164551
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.