Sobre a mentira de que o populismo do PT quebrou o país

Os comentaristas de economia da grande mídia repetem incansavelmente em nossos ouvidos:

O POPULISMO DO PT QUEBROU O PAÍS!

O POPULISMO DO PT QUEBROU O PAÍS!

Deveriam repetir isto:

OS JUROS ALTOS COBRADOS PELOS BANQUEIROS, NOSSOS MAIORES CLIENTES, QUEBRARAM O PAÍS!

OS JUROS ALTOS COBRADOS PELOS BANQUEIROS, NOSSOS MAIORES CLIENTES, QUEBRARAM O PAÍS!

Então fica claro o poder manipulador da mídia.

Quando mamatas como a do auxílio-moradia para juízes vêm a público, ninguém menciona o populismo, consideram que uma imoralidade como essa é justa. Já em relação a um auxílio dado a pessoas muito carentes que têm filhos para criar e pagam quase cinquenta por cento de impostos sobre o consumo, dizem que se trata de populismo, que programas como o Bolsa Família e outros quebraram o país.

Essa é uma mentira descarada e deslavada, pois os investimentos em áreas sociais geram melhora na economia, na medida em que distribuem renda e abrem as portas para todos através do acesso à educação, moradia e saúde.

Um programa como o Bolsa Família, por exemplo, estimula as famílias carentes a colocarem os filhos na escola e distribui renda. O que um pobre que não tem o que comer e muitas vezes não tem em que trabalhar vai fazer com 150 ou 200 reais ganhos do governo? Vai consumir, é claro, vai gastar esse dinheiro com alimentos ou outros bens. Assim ele movimenta a economia, já que o o aumento do consumo gera aumento da produção de alimentos, roupas, eletrodomésticos etc, e o aumento da produção requer contratação de novos funcionários.

Portanto distribuir renda é uma boa, pois estimula o crescimento da economia e a geração de empregos.

Pagar juros altos a banqueiros é que aumenta a concentração de renda (ricos preferem investir o dinheiro deles no mercado financeiro, prejudicando a indústria e o comércio), diminui o consumo (rico só consome bens de luxo, geralmente importados) e quebra a economia (pois bilhões são retirados dela pelos banqueiros agiotas).

Edgley Gonçalves
Enviado por Edgley Gonçalves em 21/03/2018
Código do texto: T6286577
Classificação de conteúdo: seguro