BRASIL - O QUARTO MAIOR CREDOR DOS EUA! (Uma mãe...)

Você aí que ouve com atenção o que dizem os economistas da Globo, Veja etc.

O Brasil está numa grande crise, certo, por isso Temer e cia. estão vendendo petróleo, casa da moeda, Eletrobras, reservas de água etc. a preço de banana.

Você sabia que o Brasil é o quarto maior credor do governo norte-americano entre os países do mundo? Nosso país tem a fortuna de 265 bilhões de dólares (quase um trilhão de reais) em títulos da dívida dos EUA. Só fica atrás da Irlanda, Japão e China, que são os três maiores credores.

E esses títulos americanos rendem quase nada de juros, mais ou menos um quinto do rendimento da poupança, quando rendem...

Mas sabemos que o governo brasileiro também emite títulos (esses títulos funcionam como empréstimos de dinheiro) e os vende a bancos nacionais e estrangeiros pagando juros muito altos por eles (chegam a ultrapassar 20% ao ano). Consequentemente nossa dívida cresce todos os anos, estando perto dos 4 trilhões de reais.

Então veja o absurdo que o jornalismo econômico da mídia golpista defende: é bom ter fortunas emprestadas e não receber nada de juros por elas enquanto se toma empréstimos com banqueiros a juros de agiota...

Trocando em miúdos, isso seria como se você tivesse 500 mil reais na poupança, mas achasse que não deveria mexer nesse dinheiro e para não mexer nele estivesse se afundando no crédito rotativo do cartão de crédito ou no cheque especial.

Essa é a lógica dos economistas de Globo, Veja, Band, Folha, Estadão etc., e é claramente favorável à exploração dos brasileiros.

Os economistas dessas empresas de mídia afirmam que é bom ser credor da maior potência mundial, pois assim o país mostra aos investidores que tem condições de honrar suas dívidas. O que eles não dizem é que mesmo com tantas reservas em dólares, dívida americana e ouro (382 bilhões de dólares em reservas atualmente) sempre pagamos os juros mais altos do mundo, enquanto muitos países que têm poucas reservas ou títulos da dívida norte-americana sempre pagaram juros muito mais baixos sobre suas dívidas.

Portanto é mentira essa história de que reservas altas trazem algum benefício. Reservas altas são para quem tem muita grana sobrando, como China e Japão, não para quem deve muito e paga juros de agiota sobre essa dívida, como é o caso do nosso país.

Então se você é daqueles que ainda acreditam não haver um golpe em andamento no Brasil e que a grande imprensa faz jornalismo imparcial e defende os interesses dos brasileiros, acho bom repensar.

Edgley Gonçalves
Enviado por Edgley Gonçalves em 29/04/2018
Reeditado em 29/04/2018
Código do texto: T6322574
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.