Saiba para quem tu vendes e lucrarás mais

Conhecer o potencial possível ou potencial do mercado, antes de investir o capital em certos tipos de serviços e produtos torna-se vigoroso para o sucesso do projeto empresarial. Estudando a capacidade também do retorno, o principal dos objetivos aliados a missão de servir, tornar o outro feliz pela aquisição feita, e o empresário também feliz por auferir determinado lucro e ter prestado um serviço, oxalá público.

O sucesso estará fadado a uma gama de de preceitos, como coragem, determinação, sonhos, persistência, perseverança, vontade de ser vencedor, etc.

Outro fator importante é ser conhecedor do que se está pretendendo trabalhar, conhecedor a fundo do ramo que se pretende se estabelecer, ou dos produtos e serviços

Estar se localizando em pontos estratégicos, onde há fluxos competentes, leaut adequado, margens adequadas, e pessoal capacidade.

Conversava com um feirante e expunha as minhas ideias sobre o ramo e asseverando ao meu ver que deveria ter um lucro melhor, por também estar trabalhando com produtos de fácil escoamento teria que ter uma margem mais adequada, visto que se perde mais ou menos 15%, causados pela viagem, murchamente, entre outras percas, amassamento, etc. Explicitando também que cada ramos tem suas peculiaridades e o empresários de estar atendo para itens que param no estoque chegando ter item que ficam de 100 a 1200 dias sem giro, causando um grande prejuízo para o negócio e estes fatores se dá muito no ramo de auto peças, onde se compra pensando que vai vender e acabam encalhando. A seguir passo um texto da revista SuperHipe, edição de abril de 2018 e correlato ao assunto descrito, como segue, onde eu destaco mais a pratica e o artigo mais a técnica.

“ Entrar no clima do consumidor, ou seja, saber o que ele quer e o quanto está disposto a gastar no ponto de venda é fundamental para fazer uma gestão estratégica dos negócios a partir da oferta de um mix ideal, da adoção de um modelo rentável de precificação e da identificação de tendências de consumo. Essa foi a avaliação do diretor de Relacionamento Comercial da GfK Brasil, Marco Aurélio Lima, durante palestra realizada na 52.a Convenção Abras (Associação Brasileira de Supermercados). “É preciso entender o comportamento do cliente e o formato escolhido por ele na hora de ir às compras para, então, definir o sortimento e estratégias de precificação e de promoção coerentes”, observou o especialista.

No campo das ações promocionais, o executivo destacou ainda que, para oferecer vantagens e, de fato, gerar resultados, uma promoção precisa ser “inteligente”, de forma a não comprometer a margem final. “É importante identificar qual o percentual correto para cada item proporcionado, de modo que o desconto não seja exagerado e desnecessário”, pontuou.

Em sua palestra, Lima também apresentou alguns parâmetros que ajudam o varejista a conhecer com mais clareza o comportamento e assiduidade do seu cliente e a tornar a loja mais vendedora. No primeiro caso, ele explicou do que chama indicador FRV: frequência (visitas ao PDV), recência ou retorno (última visita do cliente ao seu PDV) e valor (gasto no PDV). “A análise dessas informações é determinante para identificar o ciclo de vida do cliente e o nível de fidelização nas lojas”, explicou.

Outro indicador relevante destacado por Lima é o chamado produto ativador, também conhecido como produto ou categoria destino, aquele que é responsável por levar o cliente até a loja e motivá-lo a comprar outro item correlato ou, até mesmo, de uma categoria totalmente distinta. Em outras palavras, é ter pleno conhecimento do que gera fluxo na loja para explorar com eficiência o potencial destes itens.

Na busca pelo conhecimento das demandas e necessidades do consumidor, Lima lembrou ainda que, em virtude da crise, atualmente, a racionalidade em predominado entre os consumidores, ou seja, ele está mais criterioso e muito mais atento à relação entre custo e o benefício dos produtos. “Atributos como prevenção, bem-estar, segurança e proteção, consciência (ecocidadania) e experiência estão sendo cada vez mais priorizados pelos clientes”, finalizou. ”

Frutal, 10 de junho de 2018.

José Pedroso

Josepedroso
Enviado por Josepedroso em 10/06/2018
Reeditado em 19/03/2021
Código do texto: T6360845
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