AGRONEGÓCIO - A base de sucesso da empresa rural

ATENÇÃO: Este conteúdo, desenvolvido por Renadson Augusto, está sob domínio do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ (UNICESUMAR) e catalogado no seu banco de informações. Por isso, não deve ser copiado sem as devidas citações previstas na NR 10520, sob penalização por plágio acadêmico (Lei dos Direitos Autorais 9610/98).

*******************************************************

A empresa rural é o empreendimento que tem como fonte de renda o uso de recursos naturais como o solo e a água, principalmente, para a produção de bens e serviços pertinentes à sociedade, sejam ou não ligados diretamente à sua alimentação. Gira em torno da agricultura e pecuária, e depende de outros elos para que seja completo o ciclo produtivo e comercial, que finaliza no consumidor final. A atividade rural, por sua vez, é cada uma das rotinas realizadas, recorrentemente ou não, dentro das empresas rurais pelos seus colaboradores.

Abaixo estão três principais ações gerenciais que são realizadas em empresas rurais e como estas influenciam no seu sucesso:

A – Informatização das rotinas de trabalho – Com o advento da era tecnológica na qual vivemos hoje, muito benefício se pôde perceber na escolha pela informatização das rotinas de trabalho no empreendimento agrícola e pecuário em questão. Além de todos os registros de compras, produção, vendas, acompanhamento de desempenho organizacional com relatórios e gráficos, conta-se também com softwares de altíssima qualidade, utilidade e precisão, drones e outros equipamentos para auxiliar na coleta de dados técnicos e demais demandas.

B – Capacitação técnica dos colaboradores – O gestor de agronegócios deve compreender a importância de se viabilizar a capacitação dos colaboradores envolvidos no negócio, para que possam para lidar com os desafios de suas funções. A perícia na execução das tarefas está diretamente ligada à melhora dos resultados dos negócios realizados pelo empreendimento. Caso o gestor não tenha habilidades para realizar o treinamento técnico, deve agir com honestidade e cautela, considerando contratar, ainda que por tempo determinado, uma equipe especializada para que possa realizar o serviço e assegurar o aprendizado correto e eficaz dos participantes.

C – Utilização de ferramentas como o Benchmarking e o Brainstorming – Existem empresas bem-sucedidas em todos os setores do mercado e com o Agronegócio não pode ser diferente. Capturar boas ideias dos concorrentes para discutir em equipe com exposição de novas opiniões e sugestões são valiosos métodos para se compreender que o sucesso se alcança com planejamento e discussão de possibilidades de melhoria. Um grande líder deve ter a sensibilidade para entender que a opinião de cada colaborador é importante, mas que nem todas podem ser efetivamente aplicadas no processo de tomada de decisões. Todavia, deixa-los expor e defender suas sugestões faz com que os colaboradores se mantenham engajados no processo de mudança da empresa, ainda que no final de todas as discussões eles acabem realizando algo diferente do que previamente acreditavam ser o melhor para a organização.

-----------------------------------------------------

Nome do aluno e autor: Renadson A. R. Moreira

Cidade/Polo: Foz do Iguaçu - Paraná

Data de envio do trabalho: 05/11/2019

Curso: Tecnólogo Superior em Gestão de Agronegócios

Disciplina: Gestão e Planejamento de Propriedades Rurais

Renadson Augusto
Enviado por Renadson Augusto em 22/05/2020
Reeditado em 22/05/2020
Código do texto: T6954507
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.