AGRONEGÓCIO - Ciclo PDCA aplicado em empresa rural não tecnificada

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A empresa rural não tecnificada enfrenta grandes desafios para se manter ativa, alcançar e manter lucratividade safisfatória para seus proprietários e acionistas. Considera-se uma situação em que um Gestor de Agronegócios se encarrega de medidas gerenciais para criar, estruturar e melhorar processos organizacionais ao longo do exercício social. Veja abaixo os 4 itens que compõem um suposto e fictício plano de ação PDCA com seus respectivos subitens pertinentes:

1 - PLAN (PLANEJAMENTO)

- Conhecer as preferências dos consumidores locais a respeito de laticínios;

- Verificar a possibilidade de fazer a contratação de um colaborador para o setor administrativo e relacionamento com o cliente;

- Buscar auxílio de subsídios em bancos locais;

- Pesquisar preços praticados pela concorrência local;

- Definir prazo para melhoria das vendas;

- Verificar a condição das instalações.

- Criar outros PDCAs para necessidades específicas à medida que o projeto for desenvolvido.

2 - DO (EXECUÇÃO)

- Contratar um curso de aperfeiçoamento das práticas de produção, de bem-estar animal, pecuária extensiva e semi-confinamento para a equipe envolvida;

- Identificar o rendimento diário de vendas e determinar metas a médio prazo;

- Se autorizado, recrutar colaborador

- Minimizar desperdícios;

- Fazer correções necessárias e convenientes nas instalações;

- Criar relatórios de despesas e receitas;

- Registrar em planilhas outros tipos de informações pertinentes ao negócio.

3 - CHECK (VERIFICAÇÃO)

- Analisar rendimento diário, semanal e mensal;

- Identificar se os prazos e metas estão sendo cumpridos;

- Mensurar a satisfação do cliente;

- Verificar registro de informações não financeiras, como vacinas, rotina de higienização das instalações dos animais, alimentação fornecida ao gado;

- Confrontar dados por meio de gráficos e evidências lógicas de produtividade;

- Checar se os desperdícios diminuíram.

4 - ACT (AGIR CORRETAMENTE)

- Ampliar a linha de produtos ofertados, com agregação de valor (ex: queijos, manteigas, doces, etc);

- Investir em marketing local;

- Buscar parceria com outros produtores da região;

- Associar-se a uma cooperativa;

- Negociar por contratos pré-determinados;

- Tornar o preço competitivo sem prejudicar o faturamento, com foco na qualidade e valorização do produto no mercado.

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Nome do aluno e autor: Renadson A. R. Moreira

Cidade/Polo: Foz do Iguaçu - Paraná

Data de envio do trabalho: 16/08/2019

Curso: Tecnólogo Superior em Gestão de Agronegócios

Disciplina: Gestão da Qualidade

Professora: Graciella Bracelli

Renadson Augusto
Enviado por Renadson Augusto em 23/05/2020
Código do texto: T6955473
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