AGRONEGÓCIO - Cadeia Produtiva de Bovinos de Leite em Foz do Iguaçu e região

ATENÇÃO: Este conteúdo, desenvolvido por Renadson Augusto, está sob domínio do CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ (UNICESUMAR) e catalogado no seu banco de informações. Por isso, não deve ser copiado sem as devidas citações previstas na NR 10520, sob penalização por plágio acadêmico (Lei dos Direitos Autorais 9610/98).

*******************************************************

AGENTES DA CADEIA DE PRODUÇÃO

1 - Insumos agropecuários

Fornecimento de defensivos agrícolas e adubação nutritiva para pastagens, equipamentos para compor as instalações, medicamentos e alimentação adequada para o gado, entre outros suportes ao produtor rural.

2 - Produção rural

Este agente tem a função de promover e acompanhar a cria, recria e engorda saudável dos animais, além de tomar decisões sobre substituição de raças, implementações de tecnologias, controle do fluxo de compra e venda e, muitas fezes, cumprir e fazer cumprir as especificidades do contrato com uma agroindústria, quando existir. O elo pode ou não ter apoio e parceria com uma cooperativa local.

3 - Indústria / Processamento

Este pertinente elo da cadeia leiteira tem a função de remunerar o produtor rural pelo fornecimento da matéria-prima, prezando pelo bom relacionamento e cumprimento dos termos do contrato, quando houver. Suas rotinas contam com importantes processos de transformação do produto em mercadoria, viabilizando a futura comercialização em outros elos. Não se pode deixar de mencionar a agregação de valor que se dá ao bem em sua forma natural ou processada, ou seja, quando há junção do leite com outros ingredientes para a fabricação de queijos, manteigas, iogurtes, etc.

4 - Atacado

Este pertinente elo da cadeia leiteira tem a função de remunerar o produtor rural pelo fornecimento da matéria-prima, prezando pelo bom relacionamento e cumprimento dos termos do contrato, quando houver. Suas rotinas contam com importantes processos de transformação do produto em mercadoria, viabilizando a futura comercialização em outros elos. Não se pode deixar de mencionar a agregação de valor que se dá ao bem em sua forma natural ou processada, ou seja, quando há junção do leite com outros ingredientes para a fabricação de queijos, manteigas, iogurtes, etc.

5 - Varejo

Neste elo, tem-se o abastecimento do comércio que é acessível ao consumidor final. Por fazer relação direta com o cliente, tem o privilégio de avaliar suas intenções de compras, preferências, gostos e rejeições. Após fazer a apuração dessas informações, tem a responsabilidade e o compromisso de passá-las ao atacado, que por sua vez fará o mesmo com o elo anterior, possibilitando a adequação da produção segundo as tendências do consumo.

6 - Consumidor final

É tido como o protagonista de todas as cadeias produtivas, pois dita as regras do jogo chamado comercialização de bens e serviços. Em se tratando da cadeia de pecuária leiteira, o cliente faz suas exigências quanto ao tipo de leite (integral, semidesnatado, desnatado), tipos de queijos e preferências por uma infinidade de laticínios das mais variadas formas, preços, características nutritivas, etc. Não se pode deixar de falar dos consumidores com necessidades especiais a serem atendidas, como alérgicos e intolerantes. Esse é um nicho no qual as indústrias têm que focalizar para abranger cada vez mais clientes.

-------------------------------------------

FATORES DE INFLUÊNCIA PRESENTES

1 - Ambiente Institucional

1.1 - A influência do ingresso de leite importado dos países do Mercosul;

1.2 - O gradual aumento no consumo interno;

1.3 - A valorização internacional da produção a base de pasto (principalmente após o episódio da vaca louca na Europa Ocidental);

1.4 - Tradição de inexistência ou ineficácia de contratos entre produtores de leite (especialmente o de pequena escala, como no caso dos agricultores familiares), transportadores e indústrias de lacticínios.

2 - Ambiente Organizacional

2.1 - Resistência natural a mudanças promovidas pelo ambiente institucional;

2.2 - Incentivo das estratégias de cooperação entre as empresas;

2.3 - Organização da comercialização e maior acesso ao mercado;

2.4 - Forte presença de cooperativas e sindicatos na cadeia, além de universidades, conselhos, igrejas, associações de produtores entre outros.

3 - Ambiente Tecnológico

3.1 - Inovações tecnológicas otimizando a produtividade;

3.2 - Ampliação do uso e promoção de startups;

3.3 - Apresentação de sensores detectando cio nas vacas, robôs conduzindo ordenhas.

3.4 - Maior eficácia no cruzamento de raças de bovinos;

3.5 - Melhoramento da qualidade e aplicabilidade de embalagem dos produtos, o que impacta diretamente seu marketing muitas vezes natural.

4 - Indústrias e Serviços de Apoio

4.1 - Maiores incentivos do BNDES na cadeira de pecuária leiteira devido ao sucesso dos estudos e demonstração de resultados realmente satisfatórios no tocante ao ambiente tecnológico citado anteriormente.

4.2 - Ampliação dos subsídios aos pequenos e médios produtores estimulados pela boa reputação da pecuária leiteira;

4.3 - Melhorias nos processos logísticos da cadeia de suprimentos.

-------------------------------------------------------------------------

Nome do aluno e autor: Renadson A. R. Moreira

Cidade/Polo: Foz do Iguaçu - Paraná

Data de envio do trabalho: 20/09/2019

Curso: Tecnólogo Superior em Gestão de Agronegócios

Disciplina: Coordenação de Redes no Agronegócio

Professora: Andreia Moreira da Fonseca Boechat

Renadson Augusto
Enviado por Renadson Augusto em 23/05/2020
Código do texto: T6955474
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.