CONTABILIDADE COMERCIAL

CONTABILIDADE COMERCIAL

Por, Bognar Ronay

1 – INTRODUÇÃO

Definições conceituais dos princípios da Contabilidade

Os princípios fundamentais da contabilidade são o conjunto de regras, normas e conceitos que norteiam a ciência contábil. Tais princípios foram obtidos por meio de consenso entre a classe contábil e os demais usuários da informação contábil, conforme da Costa e Nogueira (2009, p. 20). Esses princípios representam a resposta da disciplina contábil dos postulados. Na definição da palavra princípio temos: regras fundamentais admitidas como base de uma ciência, de uma arte. Esses quesitos deveriam ser seguidos a risco, porém há uma transgressão muito grande em relação às leis estabelecidas principalmente pelos microempresários, porém nossa busca nesse trabalho não é explicitar sobre a transgressão e sim apontar os caminhos a ser seguidos a fim de se evitar essa transgressão.

2 - DESENVOLVIMENTO

Costa e Nogueira (2009) estudam sobre a Entidade e afirmam que “A contabilidade é mantida para as entidades; os sócios ou quotistas destas não se confundem, para efeito contábil com aquelas.” Nesse propósito, a entidade representa a instituição em si. Ela é regida pela Continuidade, a qual a contabilidade crê ser um organismo vivo que ira perdurar por muito tempo, exceto a uma forte adversidade contrária. A Competência são as despesas e receitas de cada exercício contábil que devem ser confrontadas para sua apuração do resultado obtido pela entidade em cada exercício.

Regime de Apuração

O Regime de Apuração é composto por outras duas vertentes: o Caixa e a Competência. A primeira vertente apresentada registra todas as receitas recebidas efetivamente pelo caixa e de todas as despesas pagas. Sendo assim, só serão reconhecidas as receitas quando o dinheiro entrar no caixa e as despesas quando o dinheiro sair do caixa. Ao passo que no regime de Competência, as receitas e despesas são conhecidas no momento que ocorrem independente do momento em que serão pagas ou recebidas.

Métodos de Avaliação de estoques (Conceitos)

A contabilidade dispõe de sistemas que controla cada procedimento. Esses procedimentos recebem uma nomenclatura que é sua identidade. O PEPS que significa: (Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair) já delinea o destino daquela entrada primeira também ser a primeira a sair. Já o denominante UEPS que significa (Último a Entrar, Primeiro a Sair) já determina a saída imediata, de forma que na segunda etapa ele se iguala com o PEPS. O Custo Médio Ponderado de capital da empresa é calculado ponderando-se o custo de cada fonte de fundos pela sua proporção na estrutura de capital da empresa.

Operações com Mercadorias e Impostos

Constantemente em nossa vida temos que tomar decisões. E na área administrativa de uma empresa rotineiramente são necessárias decisões e quase sempre emergentes. Por não possuírem um planejamento adequado algumas empresas vão ao caos por desconhecerem a realidade de sua receita. A contabilidade é a ferramenta que irá dar o Reconhecimento da receita. Os valores gerados pela empresa representam as receitas. Como consequência de suas atividades é o resultado positivo desejado que causa um aumento de patrimônio. As despesas representam todo o sacrifício que empresa fez para se chegar na receita e são ações que causam uma redução do patrimônio da entidade. Esses dois pólos, receita e despesas, serão bem ordenados se aplicado o método de Deduções da Receita.

O ICMS (imposto sobre a circulação de mercadorias e serviços) possui duas faces: a que irá gerar entrada e a que gera saída, a semelhança do PIS (programas de integração social) que fideliza as empresas pessoa jurídica, elas são contribuintes do PIS, inclusive empresas prestadoras de serviços. São contribuintes da COFINS (contribuição para financiamento da seguridade social) as pessoas jurídicas de direito privado em geral, inclusive as pessoas a elas equiparadas pela legislação do Imposto de Renda, exceto as microempresas e as empresas de pequeno porte submetidas.

Operações Financeiras

A Capitalização Composta dá-se pelo processo em que há uma aplicação de um determinado capital a uma determinada taxa que gerará juros que se incorporação ao capital para que se consigam mais juros. A exemplo dos empréstimos feitos nos bancos e nas instituições financeiras onde recai juro sobre juro. As Taxas Equivalentes são aquelas que aplicadas ao mesmo capital (P) durante o mesmo intervalo de tempo, produzem o mesmo montante.

Demonstrações Contábeis

As demonstrações contábeis têm por principal função expor os métodos que se aplicam as áreas financeiras. Sobre esse assunto, Costa e Nogueira (2009, p. 23 – 24) fazem uma análise e afirmam que:

[...] a contabilidade interessa a muitos usuários e a maneira de demonstrar, expor a situação financeira, econômica, patrimonial e de resultados das empresas a esses vários interessados é por meio do que se convencionou chamar de demonstrações contábeis ou financeiras. Existem vários tipos de demonstrações, as quais na verdade, são relatórios que resumem de forma ordenada os dados econômicos e financeiros, transformando-os em peças que servirão para a tomada de decisão de cada um dos interessados na informação contábil.

Toda empresa seja prestadora de serviços, ou revenda de produtos necessita de resultado positivo (lucro). Há ferramentas disponíveis para avaliar esse procedimento e se ter exatamente qual o resultado que a empresa está tendo se positivo ou negativo. Costa e Nogueira (2009, p. 30) postulam sobre assunto e nos dizem que:

[...] uma empresa precisa evidenciar corretamente sua intenção a todos que interessarem, pois estes utilizarão destas informações para as tomadas de decisões. Caberá aos responsáveis pela contabilidade realizar os procedimentos de forma correta e evitar as distorções dos valores apresentados na apuração do resultado da entidade. Será por meio da DRE - Demonstração do Resultado do Exercício que a entidade evidenciará o confronto de todas as receitas [...] (grifo nosso)

Em um mercado cada vez mais competitivo, a contabilidade cada vez adquire espaço no mercado. A procura por bons profissionais e empresas que prestem serviços responsavelmente cresce a cada instante. Situando assim a contabilidade como grande elemento de procura, pois é ela (a contabilidade) que irá proporcionar um melhor controle e realidade dos fatos da empresa.

3 - Conclusão

Nossa análise contemplou alguns aspectos reais e necessários para o exercício da contabilidade, nossa proposta foi a de meditar sobre o tema proposto e produzir algum material que vesse contribuir aos estudos contábeis. Os assuntos abordados não se esgotam por aqui e nem era nosso objetivo esvaziar o sentido, mas de elucidar alguns pontos.

4 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

COSTA, José Manuel, Daniela Ramos Nogueira. Contabilidade empresarial: ciências contábeis IV. São Paulo: Pearson Prentice hall, 2009.

IUDÍCIBUS, Sérgio; MARION, José Carlos. Contabilidade comercial. 5 ed. São Paulo; Atlas. 2002.

MATARAZZO, Dante Carmine. Análise financeira de balanços: abordagem básica e gerencial. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

WagnerSouza
Enviado por WagnerSouza em 30/05/2020
Código do texto: T6962998
Classificação de conteúdo: seguro