ELEIÇÕES E "SEUS FACTÓIDES"

A discussão é grande e o senso comum não chega!

Em se tratando "da EDUCAÇÃO' (que é minha área), 'fala-se' do sucateamento da mesma que, já foi majoritária, respeitada, agregadora, formadora... Indispensável!

O tempo passou e o que vi?!- 'A decadência'.

Faz 25 anos desde a conclusão do Ensino FUNDAMENTAL! - E foi mesmo! Tive PROFESSORES! - Um por série - até a conclusão do primeiro ciclo de formação.

Hoje, "falam" que exercem a função em sala de aula 1 professor (titular) e 1 professor (auxiliar). Percorram as escolas de ensino estadual e confiram se a informação procede?!

Lamentável ver que em apenas 25 anos, num Estado como São Paulo - e magnânimo em tantas áreas - o ensino tem características óbvias de retrocesso.

O modelo está desalinhado com as reais necessidades dos 'aprendizes'. E, os frequentadores das escolas de 'hoje' estão, talvez, apenas frequentando - literalmente; o que não quer dizer que a frequência esteja atrelada ao aprendizado, motivo para o qual estão matriculados na escola.

Eu não possuo a solução, todavia, o empenho tem que ser maior, pontual, legítimo e eficaz.

As ações têm que 'saltarem' dos papéis para a prática com urgência, visto o total desinteresse que o sistema conseguiu impregnar na 'clientela', a qual é chamada de 'futuro'.

Se assim será, saberemos a longo prazo, e - quando as mangas forem arregaçadas para que efetivamente sintamo-nos novamente integrantes da relação Estado e Povo.

Existe uma máxima que diz: "Pelo povo, para o povo e com o povo" - O viés pode até não ser tão simples, entretanto, os que têm a ferramenta para tecê-la (o que para mim é o ponto de partida para qualquer "Estado" desenvolvido) - a EDUCAÇÃO!

Merecedora de atenção dos que, hoje, somente são grandes representantes por terem - através 'dela' - chegado ao ápice de suas aspirações.

"O povo tem o governo que merece" - isto é fato, por conseguinte, "o governo receberá do seu povo aquilo que lhe oferecer"!

®Direitos - Yvoni Costa

Extraída dos Ensaios de Pensamentos Alados*