O Estado da Educação

Eu lancei este tópico porque hoje em dia somos confrontados com posicionamentos, em relação à problemática da educação, que pouco servem para dignificar a profissão de professor e para nos ajudar a perceber qual o papel que a escola deve desempenhar no contexto educacional. Os sindicatos acusam os sucessivos detentores da pasta de ministro da educação de não se preocuparem com o futuro dessa mesma educação em Portugal, mas tão somente com números e estatísticas, claro que esse é o papel de um sindicato, defender os seus associados, mas será que, neste caso, defender os interesses dos seus associados é a mesma coisa que defender a educação?

Por outro lado, os governantes acusam os dirigentes sindicais de radicalizarem as suas posições e não aceitarem que é necessário ajustar a realidade da escola à realidade das sociedades, claro que esse é o papel do estado, ou pelo menos deveria ser, mas será que, neste caso, ajustar a realidade da escola à realidade da sociedade Portuguesa é a mesma coisa que defender a educação?

Em minha opinião, não é, nem num caso, nem noutro. E porquê?

Porque, ao contrário de muitos outros, é minha opinião que a escola tem, nos tempos que correm, muito mais responsabilidades no papel da educação do que tinha antigamente, o da escolarização mantém-se, só que neste novo paradigma que é o da globalização, o papel da escola no contexto educação centra-se, essencialmente isso, numa educação social, enquanto em tempos idos era mais a educação pessoal e individual que era exigida à escola.

Francis Raposo Ferreira

FrancisFerreira
Enviado por FrancisFerreira em 22/02/2011
Reeditado em 22/02/2011
Código do texto: T2807355