Primeiro emprego e Cidadão- Siglas básicas

Instruções sobre algumas siglas e significados:

Documentos pessoais(informações)

Certidão de Nascimento( consta os dados referentes à data de nascimento, hora e local, o nome escolhido e a filiação(mãe e/ou pai) e sua naturalidade ( Natural de: estado onde nasceu)

CIC: Cadastro individual do contribuinte

CPF: Cadastro de pessoas físicas

CNPJ: Cadastro nacional de pessoas jurídicas

RG: Registro geral- número que consta no verso e a Data de expedição( ao lado do número do RG)

SSP- Secretaria de segurança pública e estado onde foi emitido o RG

CTPS: Carteira de trabalho e previdência social

Título Eleitoral: documento utilizado a partir dos 16 anos para votação de presidentes, governadores, prefeitos(município), senadores , deputados (federais e estaduais ) e vereadores(município)

PIS: a empresa insere mais um trabalhador no Programa de integração social

CNH: Carteira Nacional de Habilitação - autorização para dirigir veículos

Certificado de alistamento militar: apenas adolescente do sexo masculino que já completou 18 anos.

Cartão Saúde: Cartão nacional de saúde obtido através de postos de saúde para eventuais consultas no terrítorio nacional; retirada de remédios gratuitos com a apresentação da receita médica(não apenas de hospitais públicos mas também de hospitais particulares) e diatribuição de preservativos , sem a necessidade de receitas. Não se pode esquecer de apresentar o RG juntamente com o Cartão Saúde(SP).

Cartão Cidadão: cartão emitido pela CAIXA- para consulta e acompanhamento do seu saldo no FGTS , incluindo crédito de juros e atualização monetária e depósitos nos últimos seis meses

Certidão de óbito: documento emitido em caso de falecimento do conjugue ou companheiro(a)- filhos(as) gerados ou adotados.

Certidão de casamento: documento emitido em cartório de registro civil concedida à casais (houveram novas mudanças que não é necessário a apresentação deste documento conforme relacionamentos de pessoas do mesmo sexo que convivem durante algum tempo juntas, possuem os mesmos direitos e não é necessário a apresentação deste documento , ou seja, companheiro(a).

Comprovante de vacinação: comprovante solicitado pelas empresas no caso de filhos menores de 05 anos ( todas as crianças devem tomar as vacinas contidas em seus respectivos períodos desde a data do nascimento e outras vacinas , eventualmente, que são fornecidas e divulgadas pelos meios de comunicação) .

Comprovante de vacinação dos 12 aos 19 anos - adolescente: vacina contra o vírus da Hepatite B.( Documento não obrigatório porém sugerido pois nesse período iniciam-se algumas práticas sexuais).

Comprovante de vacinação do idoso(60 anos ou mais):

*Hepatite B - três doses

*Febre amarela - uma dose a cada dez anos

*Influenza sazional- dose anual (oferecida pelo programa de vacinação ao idoso): gripe

*Pneumocócica valente (Pn23)- dose única:infecções causadas pelo pneumococo

*Dupla tipo adulto( dt)- uma dose a cada dez anos: difteria e tétano

Comprovante de escolaridade: todos os responsáveis que tem filhos (em idade escolar de até 16 anos) devem estar devidamente matriculados e este comprovante é adquirido na escola onde seu filho(a) estuda, caso o mesmo não esteja matriculado ou não esteja frequentando a escola, o mesmo não poderá ser emitido pela escola; sem contar que os responsáveis não terão direitos ao salário-familia e algumas empresas deixam de contratá-lo ( infração ao ECA- Estatuto da Criança e ao Adolescente- acompanhar o a frequencia do seu filho em idade escolar pois o mesmo poderá ser encaminhado ao Conselho Tutelar: local onde os responsáveis são intimados a comparecer para prestar declarações quanto às ausências e em caso de não acompanhamento escolar, o mesmo, poderá perder a guarda de seu filho.

CEP: Código de endereçamento postal

Nacionalidade: brasileiro, português, japonês etc

Naturalidade: estado onde nasceu

Cútis/Cor: negro, branco,pardo...

Direitos do cidadão(alguns)

Informe de Rendimentos: informativo sobre todos os rendimentos recebidos e recolhidos pelas entidades trabalhistas incluindo os dependentes , emitido anualmente e distribuído pelas empresas no decorrer dos meses de janeiro e fevereiro para que o mesmo verifique se há a necessidade de se declarar ou não o imposto de renda.

Licença médica: dias de afastamento concedidos ao trabalhador,em caso de doenças pagos pelas empresas em até 15 dias, após esse período o funcionário apresenta a documentação à perícia médica do INSS e passa a receber através desse órgão.

Licença paternidade: cinco dias de afastamento do conjugue em caso de filho legítimo.

Licença maternidade: período mínimo de 90 dias ou 120 dias( de acordo com a empresa) destinado e contado a partir do momento do afastamento da gestante que entrará ,em breve, em período de parto.

Amamentação: um breve período concedido à continuidade da amamentação.

Licença nojo: direito da ausência do cidadão em caso do falecimento de seus entes( pai, mãe, responsável, filho(a) legítimos ou adotivos que deverá ser requerida imediatamente após a emissão da Certidão de Óbito, porém é necessária a informação imediata à empresa.

Atestado médico de acompanhamento no caso de tratamento de dependentes menores ( Verifique se consta o CRM , nome do médico e assinatura; não se esqueça de verificar se os dados estão corretos,especialmente a data). Apresentar à entidade trabalhista em 24h. Nunca se esqueça de avisar à entidade trabalhista sobre sua ausência naquela ocasião, em caso de impossibilidade ,solicite o auxílio de alguém que possa estar entrando em contato com a empresa.

Toda e qualquer ausência deverá ser informada imediatamente.

Auxílio alimentação: incluso no comprovante de pagamentos (hollerit)no caso de dependentes menores.

Bilhete único: fornecido pelo órgão SPtrans - após cadastro e recarga , os custos com conduções ficam reduzidos durante o período de duas horas, em diferentes meios de transportes, porém limitado à determinada quantidade de conduções.

Férias remuneradas: todo cidadão tem o direito de 30 dias de gozo e 1/3 de férias(a empresa tem um período de concedê-la em até 1 ano e 11 meses;ou seja, caso ultrapasse este período poderá ser acionado órgãos de direito ao trabalhador.

13° salário: trabalhador de empresa privada recebe 50% até o dia 30 de novembro e os demais 50% deverão ser pagos (com recolhimento de impostos) até o dia 20 de dezembro. Algumas categorias, tais como: funcionalismo público,estadual , federal e aposentados recebem a 1a. parcela conforme legislação destinada a estes funcionários, porém o prazo máximo do pagamento do 13° salário é até o dia 20 de dezembro do ano corrente.

Segurança no trabalho: todas as empresas deveriam possuir o antigo órgão responsável pela segurança de todos os operários e trabalhadores que possuem risco de periculosidade, oferecendo-lhes equipamentos de trabalho adequados para seus respectivos trabalhos e para suas próprias seguranças.

Siglas de alguns impostos

Planos de Minutos- Ligações locais

Speedy- taxa paga pela utilização de conexões de computadores, notebooks etc.

Serviços outras operadoras- taxa paga pela utilização de outras operadoras de telefonia fixa ou móvel.

IPTU- Imposto predial e territorial urbano

ICMS- Imposto sobre circulação de mercadorias

ISS- Imposto sobre serviços (toda e qualquer prestação de serviço a terceiros)

IOF- Imposto sobre operações financeiras

IPVA-Imposto sobre propriedade de veículos automotores

COFINS-Contribuição para o financiamento da seguridade social- Lei complementar 70 de 30.12.1991

COSIP- Custeio de serviço de iluminação pública - Lei complementar 673/2002

INAMPS- Desconto de uma alíquota destinada ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social

FGTS- Fundo de garantia por tempo de serviço ( trabalhador dispensado sem justa causa tem o direito a receber parte do valor recolhido , aposentado( recebe todo o valor quando se aposenta), falecimento, portador do vírus HIV - SIDA/AIDS, trabalhador ou dependente de neoplasia malígna-CÂNCER, desastre natural que atingiu a residência do trabalhador, em município que tenha decretado situação de emergência ou estado de calamidade pública e no caso do trabalhador que foi dispensado do trabalho e permaneceu mais de três anos desempregado.

IRRF- imposto de renda retido na fonte

DIRPF- Declaração do imposto de renda de pessoas físicas: devem ser feitas até 30 de abril do ano subsequente.

Observações

MALHA FINA: declarações retidas para conferências e eventuais esclarecimentos sobre os valores declarados.

Restituição IR- devolução do valor recolhido a maior. Não há um mês específico para que esse valor seja restituído.*Alerta: sugiro não antecipar essa restituição ,pois há um prazo de até cinco anos para devolução e, assim sendo, o valor antecipado tem de ser devolvido ao banco ( com juros , correção monetária e impostos) até o dia 30 de dezembro.

Pagamento de IR- em alguns casos, o valor foi recolhido a menor e a pessoa física possui um prazo para devolver o valor à Receita Federal

Sigla de alguns órgãos, dentre outras siglas

RH- Recursos Humanos- recepção de currículos e outras atividades

DP- Departamento Pessoal- recepção de currículos e outras atividades

TRE- Tribunal regional eleitoral

PMSP- Prefeitura Municipal de São Paulo

PM- Polícia Militar

PF- Polícia Federal

CAT- Central de atendimento ao trabalhador

MinC- Ministério da Cultura

ANVISA- Associação nacional de vigilância sanitária

FMI- Fundo monetário internacional

BC- Banco central

CAC- Central de atendimento ao consumidor

SAC- Serviço de atendimento ao consumidor

CET- Central de engenharia do tráfego

ONG- organizações não governamentais ( não recebem incentivos do governo)

STF- Supremo tribunal federal

STE- Supremo tribunal eleitoral

STJ- Supremo tribunal judicial

SRF- Secretaria da receita federal

MPAS- Ministério da previdência e assistência social

SUS- Sistema único de saúde

ECA- Estatuto da criança e do adolescente

UNESCO- Organização das nações unidas para educação, ciências e cultura

ETE- Escola técnica estadual

ETEF- Escola técnica federal

ONU- Organização das nações unidas

ANATEL- Agência nacional de telecomunicação( responsável por todas as operadoras de telefones fixos e celulares)

DETRAN- Departamento de trânsito

CONTRAN- Conselho nacional de trânsito

RFP: República Federativa do Brasil

OUVIDORIA- Algumas entidades possuem um canal para sugestões, reclamações e esclarecimentos. Dão total assistência e procuram atendê-lo de acordo com sua situação.

CFC- Centro de formação de condutores

SAMU- Serviço de atendimento móvel de urgência

CTB- Código de trânsito brasileiro

Cerflor - Certificação florestal

Procel- Programa nacional de conservação de energia elétrica da Eletrobras- indica os eletroeletrônicos de melhor eficiência em sua categoria.

Rainforest Alliance Certified - é concedido pela Imaflora, no Brasil, e leva em conta aspectos como respeito à biodiversidade e às condições trabalhistas.

IBD- Instituto Biodinâmico: os selos garantem a procedência e a produção de alimentos, cosméticos, algodão e até produtos de limpeza orgânicos; certificam, também, hotéis e restaurantes que usam esses produtos.

OMT- Organização Mundial do Trabalho: autoriza a participação de bebês, crianças e adolescentes; desde que não haja cenas de violência.

Ministério do Ambiente Social e Combate à Fome

iBOVESPA- Índice da Bolsa de Valores do Estado de São Paulo- acompanhamento do respectivo índice, atualizado diariamente. Local onde encontrará e acompanhará melhores meios para aplicação de seus respectivos recursos financeiros e poderá aplicar no mercado em que melhor lhe convier; a fim de não se ter prejuízos financeiros , futuros.

Ps. Atualização 23.06.2011

Beijos mil,

Regina Andrade
Enviado por Regina Andrade em 06/03/2011
Reeditado em 23/06/2011
Código do texto: T2831589
Classificação de conteúdo: seguro