O que é ser um artista?
 
Artista é aquele que valendo-se da faculdade de dominar a matéria concretiza uma idéia, uma obra, efeito do trabalho ou da ação, realiza o que vê, ouve, enfim, sente.
 
Então, para ser artista é necessário desenvolver o sentir, a visão, o olhar ou o ouvir.....ser capaz de ver e ouvir estrelas como disse Olavo Bilac em seu poema.
 
Todos nascemos artistas, o difícil é manter-se artista durante a vida, pois por exemplo, qualquer um é capaz de pintar um “quadro”, mas, para que seja uma obra de arte.....leia sobre o amor e a arte de amar no link http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3476666 
 
 Na pintura, por exemplo, a questão é ensinar as mãos a obedecer a visão, treinar para andarem juntas na interpretação do que o artista está “sentindo” com todos os seus órgãos do sentir, então, é apenas uma questão de ATENÇÃO e como disse Buda, a atenção é a única virtude.
 
Mas, vai mais longe.
 
A arte produz a ciência porque realiza o conhecimento que mora dentro do ser.
 
Veja, uma das historinhas que envolvem a vida de Einstein comprova isto porque conta que um amigo dele, sempre muito preocupado com as coisas que Einstein falava e que ele não entendia, ao cumprimentá-lo porque a ciência havia comprovado uma de suas afirmações e perceber que Einstein não se surpreendeu com a notícia desconcertou-se com seu pouco caso e ao pedir explicações Einstein apenas disse: “meu caro, se fosse ao contrário, aí sim eu ficaria surpreso” de onde podemos concluir que o “artista cientista” VÊ a realidade, traduz e aí, sim, a ciência pode comprovar e todo esse segredo repousa no silêncio da mente, comprovado também pelas palavras dele quando disse
 
“penso 99 vezes e nada descubro.
Paro de pensar e a verdade se me revela.”
                                                                 Einstein
 
Como o estado mental de nossa civilização está, como podemos dizer, sendo impedido de se manifestar em sua plenitude, temos cada vez menos artistas em nosso meio, comprovada pela baixíssima produção de arte.
 
O problema não se encontra no ensino, mas no que as pessoas ainda não sabem sobre a arte do pensamento.
 
O professor, por exemplo, antes de ensinar, precisa ser um  maestro, o artista que vai reger uma orquestra, ou seja, vai reger os sentidos da criança e ajudá-la a expressar com  harmonia todo o seu sentir para poder manifestá-lo no meio com a elegância relativa à sua arte isto é seu dom: dádiva, presente:

 
“Prova. Olha. Cheira. Escuta. /
Cada sentido é um dom divino. “

(Manuel Bandeira, Estrela da Vida Inteira, p. 20)
 
E hoje, a ciência pode nos comprovar também que até o cheiro tem uma forma que é traduzido pelas fórmulas químicas e pela leitura das freqüências (oscilações, movimento dentro de um determinado intervalo) tal qual os perfumes que são identificados através delas.
 
Tudo bem que precisamos aprender a ler, escrever e ter um banco de dados para poder traduzir o “dom” em uma linguagem que todos possam compreender porque isto é socialização, desenvolvimento do sentimento coletivo.
 
Nada vale mais a pena do que o poder de ser artista e expressar seu pensamento com liberdade, mas, como disse minha netinha de apenas dez anos:

 
”sou responsável pelo que digo,
mas não pelo que você compreende”

porque, na verdade, é muito difícil as pessoas compreenderem umas às outras justamente por falta do treinamento da compreensão e que, diga-se de passagem, não sabem o quê é.
 
Tive o privilégio de treinar minha mente sob a batuta de um grande Mestre Regente que harmonizou o meu sentir, meus dons e hoje, posso expressá-los em qualquer “linguagem” necessitando apenas de treinamento. Posso aprender qualquer coisa e sei que se treinar poderei sempre ser melhor e melhor na modalidade escolhida independentemente de qualquer coisa. O problema é apenas ser compreendida.
 
Certa vez, ao ser desafiada,  quando alguém disse: você não sabe fazer uma bomba atômica, respondi: não sei ainda, mas se você financiar o projeto te entrego uma perfeita bomba atômica porque, tudo apenas podemos aprender fazendo.
 
Nada pode me intimidar. Leio as coisas na sua profundidade....sei que ainda vão mais longe, mas, tenho que me manter no meio termo para não perder “o pé” com a realidade manifestada em nosso meio, mas já vejo como as coisas acontecem e isto é que me põe em movimento para tentar fazer com que as pessoas também possam ver para poderem ser, embora mergulhadas em um mundo “maluco”, felizes pois, os impedimentos no estado em que vivo, não existem, embora o respeito a tudo seja o que tange o absoluto e, penso, que apenas pode ser assim pelo treinamento do respeito sendo o que nos propicia a atenção, a única virtude segundo Buda.
 
Mas como as pessoas podem acessar esse nível de consciência interior onde descobrimos todos os segredos do Universo se tem sempre alguém dizendo como as coisas são?
 
E as coisas não são, apenas estão como estão porque pode sempre ser diferente porque aqui neste pequeno plano, planeta, tudo muda e muda e muda, portanto, confie em seu sentir porque o sentir é o nosso “bandeirante”, aquele que desbrava os sertões de nossa mente e nos coloca em contato com os tesouros escondidos em seu interior onde moram todas as belezas do Universo, o verso do Uno, o conhecimento com ciência, consciência, a decantada consciência.
 
Veja sobre consciência, compreensão,
felicidade, inteligência nos links   
http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3429087     http://www.recantodasletras.com.br/artigos/3447188  
 
Hoje, uma das poucas coisas que as pessoas conseguem sentir é o sexo, por isso está tão em “moda”, sendo explorado como a maravilha das maravilhas. Até mesmo o paladar está adulterado porque necessita de realçador de sabor, glutamato monossódico para poder sentir o sabor, o gosto pelas coisas.
 
A ciência hoje, já pode nos mostrar esse estado e traduzi-lo em linguagem científica pois está aparelhada para tal, o necessário é apenas e tão somente querer COMPREENDER e, claro, estar sob a batuta do Mestre porque, ele sabe como despertar nossas mentes dorminhocas.
 
E você, quer acordar a sua?
 
Com carinho da
Vó Sandra
 
P.S. O vôo da águia é determinado pelo ponto que  equilibra e dá direção às suas asas, sua visão. Como está a sua?








.
Sandra Canello
Enviado por Sandra Canello em 09/02/2012
Reeditado em 23/03/2012
Código do texto: T3488864
Classificação de conteúdo: seguro