Governador entrega escola em Cabedelo e anuncia construção de ginásio esportivo








Foto: José Marques/Secom-PB

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta quinta-feira (8), a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Imaculada da Conceição, no Portal do Poço, em Cabedelo.  O investimento na construção foi de R$ 924.371,39 e irá beneficiar 600 alunos do ensino fundamental e médio.

Durante a inauguração, o governador anunciou a construção de um ginásio esportivo na escola e determinou que a Suplan iniciasse os levantamentos técnicos para realização da obra.  Ricardo destacou que 229 escolas no Estado estão sendo construídas ou reformadas dentro do programa de reordenamento escolar, que vai refletir diretamente na melhoria da educação.

A construção da escola foi iniciada em agosto do ano passado e concluída no mês de fevereiro, possibilitando que os alunos do Jacaré e do conjunto Portal do Poço iniciassem o ano letivo em um novo prédio. Ricardo ressaltou que a entrega desse equipamento a uma população de baixa renda  que tinha que estudar no centro de Cabedelo desfaz as mentiras sobre fechamento de escolas, e que o reordenamento começa a escrever uma nova história de abertura de salas de aulas e de 36 mil novas vagas no ensino médio.

Prestigiaram a inauguração os pais de alunos, a secretária executiva de educação, Márcia Lucena, o superintendente da Suplan, Orlando Soares,  professores, o prefeito de Cabedelo, José Régis, o vereador Wellington Brito, e o deputado estadual Edmilson Soares. Após o descerramento da faixa, o governador e demais autoridades conheceram a nova escola e conversaram com professoras e alunos, que não escondiam a satisfação de estarem na nova escola.

Foto: José Marques/Secom-PB

A secretária executiva Márcia Lucena disse que a nova escola traduz dois momentos diferentes: o fechamento da antiga escola que funcionava em Cabedelo, sem as condições adequadas, e o início de uma nova história de aprendizado com respeito e compromisso com a educação dos alunos.

De acordo com a diretora da escola, Fátima Peixoto, as aulas já começaram nesta quinta-feira e a comunidade escolar está muito satisfeita pela qualidade do prédio e, principalmente, por terem no bairro uma escola de alto padrão estrutural e professores capacitados. “A escola Imaculada da Conceição funcionava em um prédio alugado e em péssimas condições em Cabedelo, onde grande parte dos alunos eram do Portal do Poço e do Jacaré. Agora esses e outros alunos da área não precisarão gastar com transporte público”, explicou.

A primeira aluna matriculada da escola, Cibeli Eliza Morais, 11 anos, da 6ª série, disse que gostou muito da nova escola, que tem laboratório de informática, laboratório de ciência e gramado novinho. “Antes, meus pais tinham que me levar até o colégio no Centro de Cabedelo. Agora tenho essa escola linda e pertinho da minha casa. Acho que será melhor estudar aqui”, contou.

 

Foto: José Marques/Secom-PB

Estrutura – A unidade educacional possui sete salas de aula, laboratórios de informática, de ciência da natureza, diretoria, almoxarifado, secretaria, sala de leitura, sala dos professores, bateria de sanitários masculino e feminino, adaptados para deficientes físicos, cozinha, área de serviço e despensa. O superintendente da Suplan, Orlando Soares, disse que o próximo passo agora será realizar os estudos para a construção de um ginásio esportivo que será importante para o desenvolvimento de atividades esportivas e culturais.