Amanhã tem aula

Wilson Correia

Alguém escreveu e eu vi: "Treze letras, três palavras e uma decepção: amanhã tem aula".

Então, vamos pensar sobre isso...

O dicionário é seco: aula é lição.

Mas lição chama outras palavrinhas: ensino, experiência.

Ensino é o caminho pelo qual entramos no mundo das informações, conhecimentos e saberes produzidos pelo homem e pela mulher ao longo da história.

São essas informações, conhecimentos e saberes que, mobilizados em sala de aula, informam o processo de ensino e aprendizagem.

O processo de ensino e aprendizagem é sempre mediado pela relação entre seres humanos, por meio da qual os mais jovens podem entrar no mundo adulto, esse do modo de ser, da cultura.

Isso é fundamental a que esse mundo adulto seja conhecido, pensado e repensando, quiçá, transformado pelas novas ideias que os novatos vão formando, criticamente, sobre a vida, a existência, a sociedade e o mundo.

Vivenciar a relação pedagógica que medeia o processo de ensinar e aprender é elementar a que possamos adquirir os bens da cultura sistematizada, da ciência, da filosofia e das artes. Isso é experiência.

Experimentando a sala de aula, então podemos entrar em contato com tudo o que o homem e a mulher julgam conhecer. Porém, o mais interessante, é que, na sala de aula, podemos deparar com o que o homem, a mulher e nós próprios ignoramos.

O que não sabemos é mais fascinante nessa perspectiva. Ele, por ser o caminho do não saber, pode nos conduzir ao enfrentamento do desafio de criarmos o novo, justo porque, ignorando, somos instados a recriar tudo e inventar o mundo.

Isso, em outras palavras, significa senhorio de si. Sim, pois não devemos nos contentar com o mundo adulto que a relação pedagógica vivenciada no processo de ensino e aprendizagem em sala de aula pode nos oferecer; mais que isso, precisamos usar de nossa liberdade para criarmos nosso próprio mundo.

Então, entre o saber já feito e o conhecimento a ser produzido, lá estamos nós. Seria cômodo e chato demais receber um mundo, uma vida, uma existência prontinhos, apenas para nos servirmos deles, como a fatia do bolo de aniversário que nos servem quando os amigos trocam de ano.

Pelo fato de que vivenciar e experimentar uma sala de aula é dar de cara com o desconhecido, cada aula deve ser uma aventura, um risco, uma ventura, uma alegria e um trabalho suado para vencermos nossas ignorâncias.

Amanhã tem aula: treze letras, três palavras e uma nobre missão: tornar-nos, por nossas próprias forças, aquilo que podemos e devemos ser.