Fabricando notícias

Wilson Correia

PADRÕES DO CICLO DE PRODUÇÃO DA “NOTÍCIA”, SEGUNDO ABRAMO*

Padrão 01: Ocultação

Como opera: Na escolha do que é e do que não é fato jornalístico. É a seleção daquilo que será apresentado ao público. O que o jornalista julga jornalístico é mostrado. O que ele considera não-jornalístico é ocultado. É a gênese da manipulação jornalística. Operada ao se estabelecer a pauta, a ocultação é o mecanismo por meio do qual se extrai da realidade aquilo que alimentará a visão de mundo das pessoas.

Padrão 02: Fragmentação

Como opera: Após a decisão do que noticiar, seu conteúdo é recortado em muitos fatos descontextualizados, mediante desconexão entre antecedentes e consequentes, fora das relações reais entre uns e outros. Apenas os pequenos fatos de interesse são reconectados arbitrariamente e levados à luz. Aí, fato, dado, informação, declaração e assemelhados perdem seu significado original e real, geralmente recebendo um sentido contrário ao que tinham na realidade. A fragmentação começa na pauta, passa pela apuração da matéria, continua na produção, chega à edição e, por fim, cai sob os olhos do leitor, ouvinte, telespectador.

Padrão 03: Inversão

Como opera: Uma vez selecionado o que noticiar e fragmentado o que do que foi selecionado registrar, dá-se a inversão durante o processo de edição da notícia. O secundário, o supérfluo e o acessório passam a ser o principal, o importante e o decisivo, e vice-versa. O que é esdrúxulo, pitoresco, mero detalhe, passam a ser o essencial da notícia. Toma-se a forma pelo conteúdo: texto mais importante que o fato. A versão ganha o lugar do fato, seja na forma de frasismo seja na forma de oficialismo. A opinião recebe mais ênfase ou mesmo substitui a informação.

Padrão04: Indução

Como opera: O leitor, o ouvinte ou o telespectador são induzidos a terem uma visão de mundo não como ele é, mas, sim, segundo o que querem que ele seja. Nega-se, desse modo, a compreensão da realidade a leitor, ouvinte ou telespectador, que devem se alimentar de uma realidade fictícia. A indução é decorrente e depende dos momentos anteriores: ocultação, fragmentação e inversão.

Padrão 05: Global

Como opera: Global, aqui, significa total, completo, redondo. Vai do problema à sua solução. A apresentação do fato é feita na perspectiva emocional, e não de forma racional. Privilegiam-se o espetacular e o sensacionalismo. Quando o povo fala, detalhismos “desenham” os falantes. A figura de autoridade é apresentada como a que tem a solução do problema, que rechaça o mal e abre caminhos para o bem. A autoridade tranqüiliza, estimula ou desestimula ações. Ela mantém a ordem, a paz. Ela controla o povo, jamais visto como autônomo e protagonista dos acontecimentos sociais. Se a autoridade se mostra insuficiente, o veículo e o jornalista chamam para si a tarefa de completar aspectos necessários ao disciplinamento e controle dos sujeitos sociais envolvidos na “matéria”, atendendo aos interesses hegemônicos implicados na “notícia”.

Referência: ABRAMO, Perseu. "Padrões de manipulação na grande imprensa". São Paulo: FPA, 2003.