VALORES
 
Existem os valores eternos, absolutos que são interiores, já nascem com o indivíduo e os valores efêmeros,  relativos, exteriores, adquiridos com a cultura.
 
Os valores eternos fazem parte do pacote do indivíduo ao nascer assim como todo o potencial para o desenvolvimento das aptidões.
 
Valores eternos como confiança,  fidelidade, respeito são absolutos e somente podem “crescer” dentro do indivíduo se puderem ser exercitados da mesma forma como o corpo nos esportes.
 
Se treinarmos um esporte poderemos ser ótimos naquela modalidade, porém sem treino podemos apenas ser espectadores assim como somos das provas das Olimpíadas.
 
Portanto, os Valores  eternos, absolutos que são interiores não são teoria, são prática e assim como os técnicos dos esportes desenvolvem conhecimento para ajudar o atleta a ser um excelente esportista, da mesma forma existem técnicos que desenvolvem conhecimento para  ajudar a desenvolver os valores eternos, mas como qualquer aprendizado, o indivíduo deve estar preparado, motivado para receber o conhecimento.
 
Sem essa disposição, é impossível ensinar da mesma forma que sem o desenvolvimento da técnica, também. Sem esses fatores o pretenso ensino fica aleatório e consegue-se ensinar apenas com muito sacrifício alguma coisa e quando muito, apenas conceitos.
 
Grandes mentes praticamente esgotaram o arsenal do estudo da motivação e todos são unânimes quanto a força do desejo interior no querer, ou seja, nada pode impedir alguém de aprender quando esse alguém quer aprender.
 
Ao longo de nossa história nossa civilização vem perdendo esses valores interiores por “negligência”, mesmo porque os valores exteriores têm maior força pelo simples fato de serem palpáveis.
 
Hoje já estamos sentindo na pele a dor da força da ausência dos valores interiores que tolhem nossa liberdade e nos confinam em nossas casas com cercas elétricas, câmeras, cães de guarda para não falar em outro arsenal que nos causa calafrios.
 
Por exemplo, o desenvolvimento interior de proteção espontânea do indivíduo contra os agentes externos que podem lhe causar danos como a insegurança e que abre as portas para o desenvolvimento do egoísmo, da hipocrisia que desenvolve também o bulliyng dentre outros pela mais absoluta ausência de técnicas de desenvolvimento dos valores eternos que lhe dão a força verdadeira e o poder inerente à raça humana.
 
O desenvolvimento desses valores  dá autonomia, segurança, clareza de pensamento, e abre as portas para um mundo novo com base na liberdade.
 
Será que já estamos prontos para desejar desenvolver esses valores?
 
Essa é uma decisão que, além de ser individual a escola também pode, se desejar, agregar à formação dos professores, pois já existem mestres prontos para dar esse treinamento. A única dificuldade é que não são preparados pelo MEC por razões óbvias, então, seria uma opção apenas e tão somente do bom senso e da compreensão do esgotamento dos recursos exteriores existentes, mas fica aqui o alerta da existência da possibilidade.
 
Você também, se quiser, sempre será bem vindo às academias de treinamento dos valores interiores esparramadas por quase cem cidades distribuídas por dez países nas Américas e Europa, por isso, se você já estiver preparado chegará até elas. Venha treinar com a gente!!!
 
Bjos da vó
Sandra
 
 
Coordenadora do projeto de utilidade pública “SANEAMENTO E DESENVOLVIMENTO BÁSICO DA MENTE”
Objetivo: Ajudar a gerar naturalmente a responsabilidade, conseqüentemente felicidade, ajudando o povo a reencontrar seus valores.
 
 
 
 
 
Sandra Canello
Enviado por Sandra Canello em 08/08/2012
Código do texto: T3819641
Classificação de conteúdo: seguro