ofício (2) sugestões para o Plano Municipal de Educação

ofício protocolo no. 14263 de 04/06/2012

Rio Claro, 01 de junho de 2012

À COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA SISTEMATIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO

Eu, Sandra Maria Machado Canello, 67ª. RG 3 211 330, CPF 043 552 838 60, residente à rua 5 no. 40 CJ, Cidade Jardim, Rio Claro, SP – CEP 13501 060,

coordenadora do projeto de utilidade pública

“SANEAMENTO E DESENVOLVIMENTO BÁSICO DA MENTE”

dos discípulos de Dr. Celso Charuri

idealizador e fundador da Pró-Vida

na qualidade de

• representante da sociedade civil,

• como coordenadora do projeto “Saneamento e Desenvolvimento Básico da Mente”

• como mãe, fazendo-me porta voz do seu sentir

• como filósofa, no desejo de traduzir os anseios de qualquer mãe,

• fazendo uso do direito concedido pela gestão participativa e

• atendendo ao convite do PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO através da Secretaria Municipal de Educação para

 manifestar reivindicações e desejos propondo ações para que qualquer expressão da sociedade civil possa se refletir da forma mais verdadeira, forte e concreta no Plano Municipal a ser construído contribuindo assim para o movimento de conscientização sobre a importância da educação para a nossa cidade participando da elaboração dos planos de estratégias propositivas com vistas à melhoria de nossa educação

com apoio no Art. 205 da constituição de 1988 - A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

e no artigo 214 da constituição de 1988, inciso I erradicação do analfabetismo e inciso V promoção humanística

Em conformidade com esses dois artigos que em conjunto com leis e outros artigos dão base legal para a construção do PME pergunto:-

se um dos objetivos da escola é socializar as pessoas no preparo para exercer a cidadania,

 o olhar para se fazer o diagnóstico buscado pelo PME também deve recair sobre os cidadãos que formam nossa sociedade e cuja educação está refletida nas notícias de nossos jornais e revistas?

Considerando que mãe cria seu filho em sua língua mãe seja qual for, como por exemplo o português, russo ou tupi-guaraní, também educa dentro de qualquer regime seja ele democrático, socialista, escravo, imperialista ou qualquer outro, que esses elementos fazem parte de uma cultura onde podemos observar que o sistema ou a cultura é absorvida e passada pela mãe à seus filhos com fidelidade, perguntamos:-

 Como melhorar nossa cultura para que a mãe possa ter condições de melhor educar seus filhos?

Na busca desses elementos também questionamos a INTELIGÊNCIA do ser humano perguntando

• É importante estudarmos com profundidade a manifestação da inteligência e o que estamos fazendo com ela?

porque está lá no dicionário – (dicionário, aqui considerado como ferramenta de socialização desde que os conceitos encontrados em seu conteúdo servem para criar convenções para entendimento e compreensão entre os indivíduos que falam a mesma língua) – INTELIGÊNCIA é a faculdade de aprender, apreender e compreender e ADAPTAR-SE COM FACILIDADE

e podemos perceber que aprendemos, apreendemos e compreendemos, mas que para nos adaptarmos aos sistemas que criamos está cada vez mais e mais difícil, cuja constatação originou algumas questões tais como:

1. Será que somos mesmo inteligentes?

2. Como estamos utilizando nossa inteligência?

3. Se os jornais e revistas noticiam fatos e acontecimentos que envolvem o ser humano e se este é tido como inteligente, por que não noticiam fatos inteligentes?

4. Mas, o que são fatos inteligentes?

5. O quê é a inteligência? Onde mora? Como se reflete? Como constatamos a existência da inteligência?

6. Se nossa inteligência se manifesta pelo pensar, pelo falar e objetivar sobre nossas idéias podemos perguntar: O que é o pensar?

7. Considerando que não vamos nem mesmo beber um copo de água sem antes pensar: vou beber água podemos perguntar: O quê, como, estamos pensando para conseguir construir, organizar uma sociedade como a que estamos vivendo?

8. Mas, pensamento se organiza? Como se organiza pensamento?

9. Pensamentos são classificáveis?

10. Perguntar ainda: O que promove o pensamento?

11. Como formulamos nosso pensamento?

12. Quais elementos são importantes na formação do pensamento?

13. Como nosso pensamento utiliza as informações recebidas de fora para dentro de nosso cérebro? Como o cérebro as “digere”?

14. Mas é o cérebro que utiliza as informações ou quem o comanda?

15. Mas o cérebro é “comandável”? Como?

16. O que é consciência?, ETC, ETC, ETC.....

Apenas por essas poucas perguntas podemos perceber quanto desconhecemos da função mais importante utilizada para construir qualquer coisa, principalmente nossa sociedade, assim, perguntamos à COMISSÃO:

• Qual a relevância, dentro do ideal proposto, em estudarmos e compreendermos a manifestação do pensamento para a devida ORGANIZAÇÃO E SISTEMATIZAÇÃO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE RIO CLARO objetivando a educação, direito de todos e dever do Estado e da família, a ser promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho?

________________________________________

Sandra Maria Machado Canello

Rio Claro, 01 de junho de 2012

Sandra Canello
Enviado por Sandra Canello em 29/08/2012
Código do texto: T3854516
Classificação de conteúdo: seguro