CURSO TÉCNICO OU CURSO SUPERIOR?

Enquanto que o primeiro prioriza o ensinamento prático e oferece mais possibilidades de emprego imediato, o segundo prioriza conceitos e teorias; diante disso, qual a melhor decisão a tomar?

Essa é uma das dúvidas mais recorrentes, especialmente entre os jovens, quando é chegado o momento de tomar decisões que possam definir seus futuros e capacitações profissionais. Afinal, tanto os cursos técnicos como os superiores têm suas vantagens. Deve-se, então, levar em consideração uma série de aspectos, como o valor da mensalidade, o tempo de duração, o conteúdo prático e, principalmente, qual das opções reúne mais possibilidades de inserção imediata no mercado de trabalho.

Mas quais são as características mais importantes de cada um?

CURSOS TÉCNICOS

Os cursos técnicos têm, por característica, conteúdo mais prático e, por isso, atacam o problema sem muitos rodeios. Normalmente, preparam melhor o aluno para atuar, de forma imediata, no mercado de trabalho; ou seja, são mais focados nas necessidades do dia a dia das empresas.

Outro fator a ser considerado é que os cursos técnicos têm duração mais curta, os preços são mais acessíveis – há até opções gratuitas –, focam as questões fundamentais, práticas, deixando as pesquisas e teorias em segundo plano.

Convém ressaltar ainda que certos cursos técnicos apresentam currículo muito específico – alguns não têm similares de nível superior. Isso os tornam bastante viáveis, justamente por oferecerem um diferencial em relação aos de graduação.

CURSOS SUPERIORES

Nos cursos superiores ocorre exatamente o inverso dos cursos técnicos. O número de disciplinas é maior, assim como o enfoque teórico. Por serem de longa duração, há mais tempo para desenvolvimento de pesquisas e abordagem de assuntos conceituais; contudo, é a parte prática que fica relegada a segundo plano.

Os cursos superiores também enfatizam disciplinas correlatas, coisa que não ocorre com muita frequência nos cursos técnicos. Exemplos: legislação trabalhista, desenvolvimento sustentável, dinâmica das relações interpessoais etc.

DICA

Antes de tomar qualquer decisão, é importante avaliar bem as características, tanto dos cursos técnicos como dos superiores, cujas principais estão citadas acima.

Para quem procura um emprego imediato e, talvez, por meio do trabalho almeje financiar uma faculdade no futuro, a dica é fazer curso técnico. Comprovadamente é a maneira mais fácil de entrar no mercado de trabalho.

Outra opção são os cursos com duração de dois anos que, embora classificados como superiores, têm características similares às dos cursos técnicos. Aliás, a procura tem aumentado consideravelmente nos últimos anos em relação aos de longa duração, ao passo que há tempos que os cursos técnicos também seguem em constante crescimento, tanto nas opções quanto na demanda de estudantes.

Em qualquer escolha, o importante é saber que nenhum caminho é sem volta. Explicando: há muitos que optam pelos cursos técnicos e, em seguida, matriculam-se nos superiores; enquanto que outros, depois de graduados em nível superior, recorrem às escolas técnicas.

Texto editado a partir de artigo originalmente escrito por Luis Carlos Ribeiro (www.luis.blog.br), analista de sistemas e docente do SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Fonte: SINTEC-SP em Revista - Edição 153

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/3912045

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

facebook.com/jdmorbidelli

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 04/10/2012
Reeditado em 04/10/2012
Código do texto: T3915350
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.