DIA MUNDIAL DA CRIANÇA

Num mundo tão cheio de tecnologias como este: em nossas casas, no

ambiente de trabalho, em tudo o que nos rodeia: televisão, internet,

telefonia móvel, brinquedos eletrônicos, e tantas outras maravilhas do

mundo virtual, quase nos deixa sem tempo para pensar. Muitas coisas

úteis, e outras não tão úteis assim, não nos surpreendem mais, pois,

incorporaram-se definitivamente ao nosso dia a dia de tal maneira que,

já difícil seria pensar em viver sem elas. Outras maravilhas estarão

por vir, inimagináveis.

Toda a tecnologia é bem-vinda se a favor da vida. Mas, se olharmos

atentamente o outro lado da questão, veremos que, o fantástico mundo

que assim se nos apresenta, perderá um pouco do seu fulgor, na medida

em que paradoxalmente nos deixa mais lerdos na maneira de raciocinar

pelo facto de recebermos tudo de mão-beijada.

Por exemplo, em tempos não tão remotos as crianças entre as quais me

incluo, faziam os seus próprios brinquedos, fossem eles carrinhos de

lomba, instrumentos musicais, só para falar de duas modalidades de

brinquedos, cuja tarefa para lá do grande gozo de sua utilização, nos

aumentava a nossa autoestima por sermos os artífices dos mesmos.

Outro exemplo. Há professores, felizmente não a maioria, que exigem do

aluno pesquisar na internet temas que deveriam ser desenvolvidos com

seriedade e responsabilidade por esses professores na sala de aula. A

internet é importantíssima, mas deverá ser uma ferramenta

complementar, que agregue conhecimento, não a substituta do saber do

mestre...

Se hoje a criança tem acesso fácil ao mundo fantástico do

conhecimento, pois, é cercada por esses meios acima referidos. E a

internet é o meio que mais a atrai. É, pois, importante, que se avalie

o seu benefício, já que as crianças, muitas vezes, trocam as

brincadeiras sadias por maneiras que poderão ser prejudiciais e de

modo irreversível, ao seu desenvolvimento físico e intelectual.

É importante que se reflita especialmente neste dia, vinte de

novembro, dia dedicado às crianças mundialmente, o quanto a máquina

está a superar o quantum de humano na formação de nossos jovens.

Geração que, apesar de todo o dito conforto não esconde o grande vazio

de suas ainda tenras vidas, tantos são os que ao atingirem a

adolescência, afundam no mundo do vício, e do crime.

À maneira que o ser humano evolui em tecnologia e outros conhecimentos

científicos, parece que regride em sentimentos e valores que nos

deveriam nortear. Tornamo-nos mais frios, egoístas, e,

consequentemente mais pobres interiormente.

O tempo mais importante na formação do ser humano é sem dúvida

o tempo da nossa infância. O mundo da fantasia, da inocência, que

habita em toda a criança, tem de ser estimulado, valorizado e

respeitado. Aquele ou aquela que não recorda com ternura as histórias

que sua imaginação lhe ditava em seu mundo da fantasia infantil, por

certo não é um adulto feliz.

O mundo da criança é um mundo diferente do adulto. Ela tece suas

fantasias em que acredita piedosamente. E muitas são as vezes em que

suspiramos e gostaríamos de ser novamente crianças! Por todo o dito e o não dito devemos nos esforçar para que elas, dentro de sua

capacidade criativa infantil, possam ser partícipes ativas na

construção de um mundo em acelerado processo de transformação. Assim

procedendo, teremos com certeza, futuros adultos mais equilibrados e, consequentemente um mundo melhor para todos.

Eduardo de Almeida Farias
Enviado por Eduardo de Almeida Farias em 19/11/2012
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