Educação como instrumento de cidadania

O que entendemos por educação? Será que entendemos o simples fato de aprender a ler e escrever? Será que vemos a educação como fonte de formação de profissionais? Ou será que vemos a educação como instrumento de formação cidadã e transformação social?

Acredito ser importante fazer uma reflexão sobre a importância da educação na formação cidadã.

Nós pais, será que estamos mesmo comprometidos com a educação cidadã de nossos filhos?

Será que sabemos por que eles estão indo à escola?

Será que estamos acompanhando a sua caminhada na escola? ou estamos apenas acompanhando até a porta da escola?

E nós Professores, será que estamos conscientes da nossa responsabilidade na formação cidadã de nossas crianças? ou será que estamos preocupados apenas em aplicar os conteúdos programáticos?

Como estamos trabalhando os temas transversais? Buscando o aprimoramento da cidadania? Buscando temas e atividades voltadas para a cidadania?

Será que já imaginamos que daqui a 15 ou 20 anos estas crianças e jovens poderão ser nossos sucessores?

Seja como médicos, engenheiro, advogado, pedreiro ou servente, mais serão profissionais.

Será que já imaginamos que tipo de profissionais queremos? Será que estamos pensando que tipo de sociedade queremos para os nossos filhos? se pensamos, será que estamos preparando?

Será que nós enquanto cidadãos estamos cumprindo com o nosso papel? Estamos procurando manter a nossa cidade limpa? Estamos colaborando com o trânsito de forma a prevenir os acidentes? Estamos procurando não obstruir as ruas? Manter as nossas calçadas livre de forma que dê acesso ao pedestre, ou isso não importa?

Se conseguirmos formar bons cidadãos, possivelmente teremos bons profissionais.

Mas se conseguimos apenas formar bons profissionais, não temos tanta certeza se teremos bons cidadãos.

E nós professores temos esta missão, pois devemos lembrar que não trabalhamos para Prefeito, Governador ou Secretário, e sim, para o nosso Município, para o nosso Estado, que se faz presente nestas crianças e jovens, que são o nosso futuro.

Mas este trabalho não é missão apenas dos professores, mas sim, também dos pais, e de todos nós cidadãos e cidadãs, pois a educação começa em casa, tem continuidade na escola e em cada recanto onde exista um cidadão ou cidadã, que deve transmiti-la através do exemplo de vida e cidadania.

Qual o exemplo de vida que você esta dando para o seu filho? Para a sua filha? Para as crianças e jovens?

Quero deixar aqui as minhas sugestões para reflexão, para que possamos assumir um compromisso com a educação e não simplesmente jogar palavras ao vento.

Pois o nosso País está cheio de Leis e boas intenções no papel, de políticos e pessoas que muito falam, desde que seja para o outro fazer, mas o que precisamos mesmo é de coragem e determinação para colocá-las em prática.

E quando digo isto não estou falando simplesmente do Governo, mas da sociedade que por uma questão de acomodação, muitas vezes, procura resolver os seus problemas de forma simplória, ou seja, procurando alguém que assuma a culpa ao invés de procurar as soluções para os problemas e buscar alternativas para resolvê-los.

Tarcízio Leite 23/01/2013

TARCÍZIO LEITE
Enviado por TARCÍZIO LEITE em 23/01/2013
Código do texto: T4100694
Classificação de conteúdo: seguro