Assine aqui - Educação Especial

Assine aqui, por favor. E Agora?

Elisabeth Alves do Nascimento

Você entra no Banco e é solicitado a assinar algo.

Seus olhos batem na linha pontilhada e logo está lá sua Rubrica, linda, maravilhosa – ou nem tanto – mas sua assinatura, sem empecilhos, sem atrapalhar seu contato com o Mundo.

Agora volte no tempo, como uma fita de Vídeo ou Áudio antiga, ouça aquele som característico de volta que elas faziam. Volte ao seu quarto e deite-se de novo. Pronto?

Levante-se agora como um cego e tenha uma experiência diferente. De olhos fechados ande pelo quarto, tome banho, se vista e vá ao Banco.

As primeiras atividades você vai fazer muito bem, mas, entrar no Banco vai ser uma Tragédia. Não se preocupe, não é só com você. Os cegos passam por isto toda hora. No Banco ou em qualquer lugar que tenha que entrar e tenha no caminho uma Porta Giratória.

Sim, você nem pensa nela! Mas para o Deficiente Visual ela é uma Tortura física, pois além de estar no seu caminho, constantemente o machuca. Isto quando o segurança da Instituição Bancária que o conhece, que sabe que ele não é um bandido disfarçado, não resolve fazer com que ele se livre até da Guia para conseguir passar por aquele bendito detector de metais que só não detecta Armas de Verdade, mas coloca pobre em evidência, desde o prego no chinelo até a muleta do deficiente físico.

Passou pela Porta?

Bom-dia seu Gerente, vim assinar minha conta. E como dá vontade de nem abrir uma coisa desta! Vão nos obrigar a assinar em uma linha pontilhada! Só que ninguém pensa em um Deficiente Físico quando a pontilha, pois ela não foi feita em Braille e sim em uma impressão comum. E como se resolve isto?

Resolve-se a questão com dignidade, respeito e uma GUIA de Assinatura para pessoas não videntes.

Só que a maioria das pessoas nem sabem o que é uma GUIA de Assinatura e com esta ignorância – no sentido de não saber – os não videntes continuam duplamente cegos no Mundo dos videntes.

...

Existem muitos elementos delimitadores de espaço gráfico para deficientes, ou, como é mais conhecido, pautadores de linhas. São materiais confeccionados em Ferro, com espaços específicos para o uso de caneta comum para pessoas de baixa visão e não videntes. São elementos de apoio para a comunicação e informação que os deficientes visuais podem utilizar em seu processo de aprendizagem e vida comum.

As pautas são as mais comuns, sendo que a mais conhecida delas é a Pauta Puma, que é o acessório delimitador de espaço Braille que compõem às regletes – aquela lousa com furador que os deficientes usam. A propósito, o furador chama-se punção.

Hoje há no Mercado produtos específicos para o deficiente visual. São dispositivos que o ajudam na escrita, servindo de apoio para manuscrever os caracteres na posição correta e produção de assinatura. Um destes dispositivos é a Guia de Assinatura. Com a Guia de Assinatura, o Deficiente Visual pode escrever em espaços onde a visão se faz necessária por serem menores que os espaços comuns, E para o cego o problema é um pouco maior, uma vez que além do espaço ser menor, ele não pode ver. Pode parecer uma consideração desnecessária, mas se realmente fosse assim, você conheceria uma Guia de Assinatura para Cegos, pois a veria sempre perto de algo que fosse assinar. E isto deveria de fato existir, uma vez que a população com baixa visão e não vidente tem um índice considerável de existência e crescimento, segundo o último Censo Brasileiro de 2010. Na verdade o Censo apontava um total de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual, e deste total 582 mil são cegas. E se considerarmos que a Cegueira é um mal que assola a população mundial, de forma agressiva. Conhecer a guia seria uma necessidade para videntes e não videntes, já que se calcula que a cada cinco segundos uma pessoa fica cega no mundo e que a cada minuto uma criança perde a visão. Estes dados são alarmantes e apesar de existir diversas correntes lutando para que este quadro mude, existem cegueiras que não são evitáveis ou tratáveis e justamente por elas, deve-se investir em dispositivos auxiliares aos deficientes visuais para que eles possam transitar o mais livremente possível entre os videntes.

Pensando nisto o PSICOTEC juntou aos seus muitos elementos de apoio à Aprendizagem a Feitura da Guia de Assinatura. Os moldes foram confeccionados em material emborrachado (EVA) e colados ao papel cartão, o que deu flexibilidade ao dispositivo e este acessório simples e de fácil execução pode ser elaborado por qualquer professor ou pessoa que trabalha de forma direta com o público, criando um facilitador de comunicação entre estes dois mundos.

Elisabeth Lorena Alves
Enviado por Elisabeth Lorena Alves em 09/02/2014
Código do texto: T4683719
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.