Sobre Comentários Desafinados

Os textos digitais publicados na internet oferecem três grandes vantagens em relação aos impressos: 1° o número de leitores não fica limitado a uma determinada quantidade de cópias, podendo o texto ser acessado por milhares ou milhões de pessoas, 2° por meio da Edição, o texto pode ser corrigido, ampliado, alterado etc., sem precisar ser retirado do ar, 3° esse tipo de publicação geralmente permite que os leitores postem comentários.

Os comentários são a forma mais simples e rápida dos leitores interagirem com o autor do texto, e essa é uma ferramenta importantíssima para os autores que gostam de aprimorar-se, pois é mediante o comentário deixado que o autor poderá avaliar se as pessoas realmente estão compreendendo o seu texto, ou se está agradando ou desagradando a opinião pública, representada ali pelas mensagens dos internautas.

Todavia, um comentário pode causar aborrecimentos ou até trazer dor de cabeça para o escritor, quando o leitor se revele um indivíduo mal-educado ou leviano. Neste caso os comentários podem conterem insultos ao texto, ofensas pessoais e até cantadas maliciosas, dependendo do teor da obra ou mesmo se na página do autor(a) tiver uma fotografia do mesmo(a) capaz de despertar no visitante algum desejo lascivo. Lembre-se que os perfis psicológicos de quem acessa sites pela internet são os mais diversos.

Ora, é de bom alvitre que os comentários se restrinjam apenas ao texto ou publicação. É lícito ao leitor tecer elogios, fazer críticas construtivas, agregar mais informações sobre o tema etc. Mas, sempre com muito respeito, porque liberdade de expressão não é atestado para um indivíduo exibir a sua falta de educação. Liberdade de expressão é em suma, poder manifestar uma opinião livre de perseguições sobre qualquer assunto, desde que seja de forma educada, respeitosa e coerente.

Por esse mesmo princípio, o autor deve ser educado ao responder aos seus leitores.

Quem desejar saber algo da vida pessoal de um autor(a) que busque um formulário de contato. Aí, se ele ou ela responder o que a sua curiosidade quis saber, ponto pra você.

Cada autor ou escritor, tem a sua maneira de lidar com seus fãs ou admiradores.

Para quem vai comentar ou responder, o importante é nunca abandonar o bom tom. Procure ser cordial e se não puder, seja pelo menos educado.