A INFLUÊNCIA DA INTERNET NA APRENDIZAGEM

Nos dias atuais, com tecnologia nos cercando por todos os lados, é fundamental saber usá-la e tirar o melhor proveito dela.

A internet está aí , você pode acessá-la facilmente a qualquer hora e em qualquer lugar e com ela pode navegar para os quatro cantos do mundo! O conteúdo para aprendizagem é algo grandioso e parece ser infinto. Pode-se aprender de uma simples receita, a acessar obras primas literárias, entrar em museus famosos, conhecer cidades, países distantes, fazer pesquisas científicas, enfim, uma infinidade de possibilidades.

No meu tempo de estudante, pesquisa se fazia na biblioteca da escola, ou, para quem tinha possibilidade de ter a Enciclopédia Barsa em casa, folheando aqueles livros grandões e pesados, mas cheios de conhecimento... Esse era o nosso tablet! Deu até saudades daqueles tempos, das folhas de papel almaço e da caneta bic...

É importante frisar também, que a internet é um universo de acesso livre, e como tal, qualquer pessoa pode postar qualquer conteúdo. Por isso é de suma importância, sempre que for pesquisar algum assunto, certificar-se da veracidade do mesmo. (Estes problemas não tínhamos com a Barsa, eles se certificavam antes de publicar!) Esta certificação pode ser feita através da checagem em dois ou mais sites sobre o mesmo conteúdo e analisando as referências dos mesmos.

Mas voltando aos tempos atuais e sem mais saudosismos, a internet configura-se, portanto, como importante ferramenta de ensino-aprendizagem, possibilitando ao educador um método auxiliar muito forte no processo pedagógico, e ao estudante a possibilidade infinita de conhecimentos.

Apesar de a internet estar sendo introduzida aos poucos no ambiente escolar, ela vem mudando o formato dos processos de ensino- aprendizagem, possibilitando a troca de conhecimentos de uma forma muito rápida e globalizada, alterando a relação das escolas com o conhecimento e ampliando a possibilidade de questionamentos dos estudantes em geral.

O que seria de você hoje, estudante do século XXI, sem a Internet, sem o Google? Você já parou para pensar como estamos nos tornando cada vez mais dependente dela?

Um lance muito bacana sobre a Internet, é a possibilidade de interação com outras pessoas, desde o vizinho ao cara que mora no Japão ou na Tailândia. Essa possibilidade de troca de informações, culturas e conhecimentos possibilita a discussão com os outros sobre os assuntos, tornando natural o pensamento crítico, através da análise das perspectivas do outro e do próprio conhecimento.

A internet possibilita dar voz a quem quer que seja, independente a situação geográfica em que o indivíduo se encontra. Veja o exemplo de Malala Yousafzai, a menina do Paquistão que desafiou o exército Talibã , fez os olhos do mundo se voltarem para os problemas que as meninas do seu país enfrentam para estudar e acabou ganhando o Prêmio Nobel da Paz. Sem a Internet certamente ela não teria como chegar até os olhos do mundo, e nós sequer teríamos conhecimento do tamanho dos problemas daquele lugar.

Estar conectados faz com que tenhamos conhecimento a todo o momento, com que o acesso à educação volte-se para todos os que dela dispõe, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Porém, não pense você que o mundo virtual possa substituir a sala de aula e o professor, ou que ela possa resolver os problemas da educação. A internet é, com certeza, um excelente recurso dentro desta relação ensino-aprendizagem, capaz de dinamizar a aprendizagem, socializar conteúdos e informações onde, através da orientação do professor, os estudantes trabalham objetivos comuns, podendo , sem fronteiras, utilizar-se destas informações e muitas vezes até reelaborá-las criando um novo portal para a entrada de conhecimentos.

Dada a vulnerabilidade dos conteúdos disponíveis, destaca-se a contribuição e orientação dos professores nas referências das pesquisas utilizadas pelos estudantes, o que sinaliza que, apesar de ser um excelente recurso para a aprendizagem, a internet é apenas só mais um recurso para o processo pedagógico que inicia e culmina na sala de aula.