Ferramentas pedagógicas assíncronas e síncronas

Os meios tecnológicos, na atualidade, favoreceram o surgimento de um modo diferente de relação professor/conteúdo/aluno. Assim, os cursos em Educação a Distância (EaD) utilizam como ferramentas pedagógicas recursos assíncronos* e síncronos*: blog, fórum, chat, videoconferência etc, com eles há formas diversas de troca de mensagens e de interação, favorecendo um maior aprofundamento de conteúdos, conceitos e trocas de experiências.

Uma das ferramentas mais utilizadas em Ead. é o fórum, pois favorece maior grau de interação entre os usuários desse recurso. O tutor escolhe um passagem do tema estudado, propõem uma discussão para o grupo. Essa discussão acontece durante um período fixo. A vantagem desse tipo de interação é que a pessoa tem tempo para ler, refletir, escrever, reescrever suas discussões. Isso dá maior segurança e maior interação ao grupo.

O blog é uma ferramenta simples e de fácil utilização. Utilizá-lo como ferramenta didática pode ser interessante, não só em Ead, mas também em situações pedagógicas presenciais, pois o blog no ensino presencial pode funcionar como um espaço onde o estudante possa conferir conteúdos, rever matérias e explicações. O estudante também pode interagir através de comentários e perguntas.

O chat é menos utilizado, pois como é uma ferramenta síncrona, exige que haja um momento para que todos discutam as ideias em tempo real. Uma desvantagem dessa ferramenta é que o cursista deve digitar em um tempo rápido e isso, para quem não domina a digitação rápida pode prejudicar a discussão. Além de causar, em alguns, receio da forma como estão escrevendo e erros de digitação. Embora seja necessário conhecer e utilizar as ferramentas no em Ambientes Virtuais de aprendizagem (AVA), as síncronas ainda são um desafio para o cursista.

Portanto, é necessário que os cursos em Ead apresentem mais experiências utilizando as ferramentas síncronas, pois isso favorece uma maior integração e superação das limitações de uso desses recursos.

*Ferramentas assíncronas são aquelas em que os diálogos não correm em tempo real. Ex. Blog. E-mail.

*Ferramentas síncronas são aquelas em que os diálogos ocorrem em tempo real. Ex. Chat.

valene
Enviado por valene em 08/02/2017
Reeditado em 12/02/2017
Código do texto: T5906574
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.