TENEBRAE?

TENEBRAE?

A Idade Média, período longo da História, onde a teocracia imperava, ou seja, existia um império clérigo mui forte que regia a vida das outras classes: NOBREZA E SERVOS, DEUS era colocado no centro de tudo; após a queda do Império Romano a humanidade entrou em um MOMENTUM a parte da temporalidade: O medievo.

“““ “““ A classificação de Idade das trevas foi uma criação do período Renascentista, que atribuía ao período supracitado à alcunha de “flagelo”,” ruína”; o poeta Francisco Petrarca que viveu de 1304 a 1374, ou seja, século XIV, já se referia ao período como tenebrae, Até mesmo a arte sofreu conjecturas de cunho pejorativo em relação ao tempo médio; alguns renascentistas a chamavam de arte "gótica", que na verdade significa bárbara.

François Rabelais (1483)-15530 falava da Idade Media como "a espessa noite gótica", e na verdade o historiador necessita compreender, e não julgar o passado; a historiografia, como história da história que é, tenta visualizar o fato no momento presente de um passado não vivido, e através das fontes o corrobora, em sua narrativa; ou não, por vezes cronistas e historiadores, assim como autores, se apaixonam pelas épocas remotas, de forma a inventar detalhes, que na realidade não existiram.

Foi o caso de Thomas Carlyle, que escrevendo em 1841 afirmou que a civilização feudal foi à coisa mais elevada que a Europa já possuiu. Claro que houve homens e mulheres de valor nesta etapa histórica, mas não temos certeza, se os mais valorosos, de todos os tempos europeus.

A Idade Média foi objeto de paixão, pelos românticos do século XIX, e foi considerada como IDADE MÉDIA, pelo século XVI, que na verdade foi quem elaborou tal conceito, a posteriori.

O preconceito com tal período da humanidade refletido nas mentes, ainda persiste, precipuamente para o Homem sem o conhecimento histórico; ele geralmente atribui o termo "medieval" a algo ou alguém que o aborreça.

A civilização medieval nasceu de fato, da aproximação entre o povo germânico, e o povo romano, e o cristianismo foi o elo para que tal conjugação cultural ocorresse e forjasse a unidade espiritual cristã que nascia.

A Contemporaneidade é tenebrosa? Devemos refletir e assistir ao tempo passado, com o olhar da coerência, e da imparcialidade, enxergando aquilo que houve, e aquilo que o presente de outros povos representou para eles, na sua época; nunca esquecendo que eles também tiveram um passado.

PALAVRAS-CHAVE: IDADE MÉDIA, PASSADO, HISTORIOGRAFIA, CIVILIZAÇÃO.

Valéria Guerra Reiter.

Valéria Guerra
Enviado por Valéria Guerra em 23/05/2017
Código do texto: T6006828
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.