LAICIDADE EM TODOS OS NÍVEIS!

O que seria "ensino laico"? Um professor ao dar aulas de Matemática, Português, Geografia, História, etc. ainda que siga uma lógica universalizada para tais assuntos, o fará segundo seu ponto de vista, limite de conhecimento, metodologia etc., adaptadas às regras comuns, com objetivos comuns, não sei se me entendem. Quando um professor vai das "aulas de religião", ainda que seja ele ateu, agnóstico ou similar, é claro que haverá uma natural inclinação à "condução" do aluno àquele seu pensar particular. Se for ele evangélico ou islamista, ao falar de tal "doutrina" estará naturalmente tendendo a repassar suas impressões e valores em detrimento de outras de outra natureza ideológica ou de "fé" se essa expressão for mais laica à sua parcialidade, meu caro leitor.

Acontece que "Mitologia Grega", por exemplo, é História e Cultura, e portanto seu conhecimento se deve à universalidade, ao direito ao conhecimento, uma vez que não mais influenciará costumes e comportamentos, e se o fizer, será por associação, interpretação, etc. Religião, no entanto, tem consequências no "pensar" que por sua vez, tem consequências, no "sentir" e no "agir"! Isso muda tudo!

Se você acha que deve "ensinar" seu filho a "acreditar" nisso ou naquilo como valores e verdades absolutas, valores e verdades esses que o incluirão em um grupo de adeptos, cujo comportamento e ações são pre reguladas, com objetivos além e aquém da sua própria existência, não há problema para você, se não houver problema para você que um dia ele escolha escolher diferentemente do que você escolheu para ele, ou ainda, que ele jamais escolha, de verdade, algo que o fará ser ele mesmo integralmente.

Então...se você acha que deve e tem esse direito, o direito de escolher para seu filho essa ou aquela crença, POR QUE o professor de outros tantos muitos alunos, oriundos de outras tantas muitas culturas, deveria seguir a própria (dele, o professor) tendência e com isso, induzir SEU filho à SUA (dele, o professor) crença, apenas porque ele (o professor) é o "detentor do saber e da verdade absolutas”? Se o "islamismo” que ele, o professor, porventura acreditar, não serve ao seu filho, por que seu "cristianismo" ou "hinduísmo" ou outro "ismo" qualquer serviria ao filho de outrem?

Pense sobre seu direito a escolher pelos outros, ainda que esses outros sejam SEUS filhos. Esse "seus" não lhes confere o status de "Proprietários do Pensar e do Saber" nem o de "detentor do saber e da verdade absolutas” assim como não o faz a nenhum professor, mestre, guru ou que tais!

A maior prova de amor, é dar LIBERDADE!

Julio Miranda
Enviado por Julio Miranda em 07/12/2017
Reeditado em 07/12/2017
Código do texto: T6193038
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.