OUVIR

Todos nós nos sentimos mais valorizados e respeitados quando somos ouvidos com atenção, “olho no olho”, “face to face”. Ouvir o outro é simples e extremamente necessário, para todos nós, principalmente se você, enquanto empreendedor deseja ENCANTAR O CLIENTE, VENDER UM PRODUTO OU SERVIÇO. Respostas sempre prontas, fazem com que a sua credibilidade torne-se vulnerável. Ouça com os olhos e leia o comportamento não verbal do outro. Ouça com os ouvidos, as palavras, a rapidez da fala e o tom da voz. Ouça também com o “coração”, para identificar de fato o que a pessoa estar tentando dizer, utilize a empatia. Ao ouvir, descobrimos preferências, desejos, necessidades das pessoas. Tente deixar as pessoas expressarem o que desejam sem interrupção. Um grande erro é prejulgar ou classificar uma pessoa antes e durante uma conversa. Até nesse momento seja associativo, pense de forma sistêmica e jamais inicie uma resposta com a palavra NÃO, mesmo que ela tenha que ser dita. Quando você SABE OUVIR e o cliente percebe que você está interessado, você poderá não atende-lo com o seu produto/serviço, naquele momento, no entanto, tenha certeza que ele voltará.