Diálogos com Historiadores Amazonenses

Para este ano, colocarei em prática um projeto antigo, há tempos esboçado, para aproximar os historiadores, acadêmicos e de outras instituições como institutos históricos e academias de ciências, dos leitores do blog, sejam eles especializados (graduandos, graduados) ou apenas amantes de boas leituras.

Através da série de postagens intitulada Diálogos com Historiadores Amazonenses, entrevistas informais produzidas com uma linguagem acessível (nem muito acadêmica, nem muito simples), pretende-se apresentar as trajetórias intelectuais desses profissionais da região, aspectos de suas vidas privadas (não tratam-se, no entanto, de textos biográficos), seus projetos de pesquisa, suas reflexões, visões de mundo e as formas como exercem o ofício de historiador, para assim aproximar as pessoas desses homens e mulheres que se dedicam ao ensino e à pesquisa, e que muitas vezes passam despercebidos pelo grande público.

A primeira entrevista, que em breve será publicada, foi realizada com Tiago José Cavalcanti Atroch, professor substituto do Departamento de História da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e professor da rede pública municipal de ensino. Pretendo, se possível, para uma primeira leva de publicações, entrevistar os demais professores substitutos da instituição. Posteriormente, os professores doutores e, por último, os historiadores de institutos históricos, academias de ciências e também os independentes.

Os leitores, ao terem contato com essas entrevistas, poderão identificar continuidades, rupturas, antigas e novas tendências historiográficas, bem como debates e críticas sobre o que foi produzido nos últimos anos na região no campo da História.