Um Estudo sobre a violência!

PRECISO RESPONDER ESSAS PERGUNTAS URGENTE É SOBRE VIOLÊNCIA

1. O que é violência, no sentido geral? Violência significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte ou trauma psicológico.

2. O que é violência no sentido específico?

Tipos de violência

A violência pode ser dividida em três grandes categorias:

Violência autodirigida

• Violência interpessoal

• Violência coletiva

As atitudes ou atos violentos podem ser:

• Físicos

• Sexuais

• Psicológicos

• Emocionais

3. Quais são os fatores que levam a violência? Sabemos que são múltiplas as causas da violência, incluindo, de um modo bem simplista e didático, gene, cérebro, drogas, indicadores socioeconômicos e até mesmo programação televisiva. Quando falamos em televisão, bem sabemos que é ela muito útil, mas não é preciso engolir tudo o que nela se vê. Uma das causas da violência seria o desemprego, a fome, viver em favelas, o crime organizado, a omissão do poder público, a pobreza, a desigualdade social, etc. Enfim, são várias as causas que contribuem para esse cenário.

4. Quais são os tipos de violência que precisamos urgentemente sanar da sociedade? Violência doméstica e familiar contra a mulher, contra a criança, adolescentes e os jovens.

5. Cite os piores tipos de violência? 1 - Sofrimento psicológico, 2 - Violência sexual, 3 - Violência patrimonial, 4 - Violência moral,

6.Quais as características da violência produzida pela violência familiar? Violência emocional, Violência social, Violência física

7. Quais as características da violência produzida pela violência escolar? As causas do bullying podem estar nos modelos educativos a que são expostas as crianças.

O bullying pode se dar em qualquer tipo de colégio, público ou privado, mas segundo alguns especialistas, quanto maior é o centro educacional, maior o risco de que haja agressão escolar. Claro que a isso tem que somar a falta de controle físico e de vigilância. Nos corredores deve haver sempre alguém, professores ou monitores, para atender e inspecionar aos alunos.

8. Quais as características da violência produzida pela violência urbana? (Crimes, assaltos e roubos).

Violência urbana é a expressão usada para designar ataques relativamente sérios à lei e à ordem pública em cidades. Decorrente, essencialmente, da má distribuição de renda, as conseqüências da desigualdade social no Brasil são observadas na favelização, pobreza, miséria, desemprego, desnutrição, marginalização, violência. A despeito de o Brasil estar entre os dez países do mundo com o PIB mais alto, é o oitavo país com o maior índice de desigualdade social e econômica do mundo.

9. Quais as soluções para a violência produzida por estupro?

Temos que ir até a raiz do problema, enquanto isso não acontecer, não iremos mudar nada em nossa sociedade brasileira. Precisamos aceitar a existência dessa cultura machista, dessa cultura que chamamos de cultura do estupro, isto é, a cultura por trás de como as mulheres são tratadas na rua, nas propagandas de televisão, filmes e novelas que incentivam, de certa forma, essa imagem de que o corpo da mulher pertence ao homem e ele poder fazer com ela o que ele bem entender. Essas medidas são formas de prevenção. E depois que ocorre o fato Depois a gente precisa de um atendimento acolhedor para a mulher para que ela se sinta preparada para efetuar o registro de ocorrência, pois muitas vezes ela não se sente. Ela precisa encontrar um ambiente acolhedor, seguro e receptivo com profissionais treinados para colher esse depoimento. Tem que ter muita sensibilidade e cautela ao receber o depoimento dessa mulher que sofreu um crime sexual

10. Quais as soluções para a violência produzida contra os idosos?

No Brasil temos vários projetos para melhor qualidade de vida muito bons, mas ainda podemos sentir a morosidade para melhorias dos serviços e políticas para idosos. Acredito ser por vários fatores: além de ainda não sabermos o que fazer com o idoso, o assunto torna-se complexo quando reconhecemos que é preciso mexer em uma cadeia de processos, desde a educação, até a prevenção, tratamento e cuidados. E ainda temos poucos jovens atuando nestas questões.

Fátima Damiani
Enviado por Fátima Damiani em 22/05/2018
Código do texto: T6343894
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.