A Quarta Revolução. O Brasil está perdendo a corrida

Estamos parado na mentalidade, ainda atuante, deste governo com visão estreita, preso a ideologias esquerda/direita do século vinte. Muitas dessas ideias já foram enterradas e fossilizadas em outros países que optaram pelo mundo 4.0 ( Quarta Revolução Industrial), voltado para o empreendedorismo, onde se converge tecnologias digitais, físicas e biológicas. Revolução que acontece após três processos históricos transformadores: - a primeira, da manual à mecanizada (1760/1830 ) - a segunda (1850), que trouxe a eletricidade permitindo a manufatura em massa; e a terceira, no meado do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação e das telecomunicações. A quarta revolução, do século XXI, só beneficiará quem for capaz de inovar e se adaptar, é o "darwinismo tecnológico", onde aqueles que não se adaptam não conseguirão sobreviver. Desta vez, serão os robôs integrados em sistemas ciberfísicos os responsáveis por uma transformação radical. As escolas deverão se transformar em centros de desenvolvimento de competências, abandonando definitivamente a postura de replicação de conhecimentos.

Os mercados emergentes da Ásia são os que estão adotando as transformações de uma forma mais intensa que os de economias mais desenvolvidas. Estão na vanguarda da quarta revolução, dizem os especialistas.

Nossa Educação é tradicional, isso dificulta e entrada no mercado de trabalho. O Brasil investe apenas 1% do PIB em Pesquisa e Desenvolvimento.

Seria bom se o Brasil entrasse no século XXI e o passado ficasse realmente "encarcerado" para sempre.

Darcy Brito
Enviado por Darcy Brito em 18/06/2018
Código do texto: T6367739
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.