Aforismos Nietzscheanos - Filosofia para os não-fracos

Considerado o filósofo mais polêmico da contemporaneidade, o alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche, (1844/1900) é, também, aquele que nos instiga, nos cativa, e nos força a pensar e a inquirir racional e filosoficamente.

Nietzsche é também aquele que feza crítica mais ferrenha contra o cristianismo, mas o fez a partir de uma experiência radical com Deus.

Antes de fazer qualquer crítica ao pensamento de Nietzche, primeiro é preciso entender o que ele quis dizer quando afirmou: "Deus está morto." Essa frase é um aforismo, e aforismos não devem ser interpretados ao pé-da-letra.

Quando ele anuncia a morte de deus, ele fala de um deus que tem que morrer mesmo, um deus inventado, criado, um deus que não é vivo, um deus vingativo, é o deus da religião, o deus promotor das grandes guerras, matanças, e catástrofes da história, esse deus tem que morrer mesmo, é um deus que o homem criou para ele mesmo se vingar dos seus inimigos e aprisionar-se nesse mundo com sentimento de culpa e medo.

Um deus vivo não seria assim. Jamais. Esse deus existe dentro de cada um de nós, você já o matou (?).

Fabinho Oliveira
Enviado por Fabinho Oliveira em 15/07/2018
Código do texto: T6391066
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.