Esquisitices Geográficas - LUGARES INDESEJADOS POR ELES PRÓPRIOS

Creio que todos nós estejamos cansados de saber que a Geografia é uma ciência que, dentre outras atribuições, trata da descrição da Terra; e como eu costumo reiterar, a Geografia está associada diretamente a história, porque quando alguém resolve alterar a história de um lugar, cabe a Geografia reescreve-la!

O Mundo como estamos acostumados a enxergar, divide-se em nações, e suas fronteiras determinam onde começa um domínio e onde se inicia outro domínio político. No Brasil, por exemplo, com seus 26 Estados federados e um Distrito Federal, limita-se à Leste com o Oceano Atlântico, numa linha que começa em Chuí, fronteira com o Uruguai e termina no extremo Norte do Amapá, fronteira com a GUIANA FRANCESA, onde imediatamente começa a delinear a linha do Norte para o Oeste, passando por Guiana Francesa, Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Paraguai, Argentina e encontrar mais uma vez o Uruguai.

A combinação entre o Oceano Atlântico e alguns países da América do Sul, abraçam o território brasileiro, fazendo o nosso mapa uma única a indivisível porção territorial que tem começo, meio e fim numa única jurisdição; ou seja, todas as cidades brasileiras estão de fato no Brasil, e essa afirmação até poderia, mas não é nada engraçada, porque muitas cidades ou territórios, que pertencem a determinados países, não estão em terras de seus titulares!

O que poucas pessoas sabem ou imaginam, é que aqui pertinho do Brasil, aliás; vizinho ao Brasil há uma fronteira com a Europa! Isso mesmo! Os brasileiros que moram ou estão nos Estados do Norte, estão a poucas horas da Europa!

Na Guiana Francesa fala-se o francês, circula-se o Euro, e isso acontece, porque apesar de estar na América do Sul, é parte integral da república francesa e é regida pelas leis da União Europeia, portanto, se você passar a pé pela fronteira do Brasil com a Guiana Francesa estará passando da América para a Europa num piscar de olhos!

Lá na Europa, cidade que eu conheço bem e adoro voltar, está Gibraltar, no Sul da Espanha, olhando para a África. Gibraltar é muito conhecida por estar dentro do rochedo famoso de mesmo nome, mas ara mim é uma das mais icônicas cidades do Mundo, porque está literalmente ilhada pela Espanha, mas pertence a Inglaterra; inclusive com a circulação de moeda, que é a Libra Esterlina.

A maravilhosa cidade fortificada de Gibraltar é um verdadeiro nó na cabeça de muitos turistas, porque a Espanha, que oficialmente não faz fronteira com a Inglaterra, tem uma cidade 100% inglesa dentro dela, com aduana rigorosa e até veículos trafegando com a direção do lado direito. E bem pertinho de Gibraltar, outra esquisitice, Celta.

Celta é outra cidade belíssima que eu também conheço e adoro voltar. Imponente e rica está na África, dentro do Marrocos, mas que é da Europa, da Espanha; e para aumentar ainda mais a dose de esquisitice, um pouquinho abaixo de Ceuta, encontra-se outra joia africana, Melilha, que também está dentro do Marrocos, mas que pertence a Espanha.

Atualmente quem mais adora essa história de ter terras além das suas terras é a Inglaterra, ou Reino Unido. Se olharmos o mapa mundial, a Rainha Elizabete Segunda é a soberana em muitos lugares além de Buckingham. O Reino Unido tem terras jurisdicionadas ao seu Poder até na América do Sul, onde hoje são as Ilhas Falklands, e que os argentinos insistem em chama-las de Malvinas. Elizabete Segunda ainda é Rainha em parte da Antártica; em Santa Helena, ilha entre o Brasil e a África; na América Central, na Ásia (Chipre) e no meio do Oceano Índico.

Se você quiser ir à Holanda e não quiser gastar com voos para a Europa, procure pela Holanda na América Central. Aruba e Curaçao são as mais famosas cidades holandesas nas Américas, mas há outras cidades lindas e convidativas!

Muitas vezes essa história de pensar que estamos num país, mas na verdade é outro, dá um nó na cabeça de muita gente, inclusive na minha. Outras vezes, sabemos que um país começa, termina e depois começa de novo, como é nos Estados Unidos da América. Se seguirmos o meridiano imaginário na Costa Oeste estadunidense, partindo de San Diego, onde os EUA faz fronteira com o México, vamos subir no mapa até chegar a Seattle, fronteira com o Canadá, onde deveria terminar o país. Ocorre que depois do Canadá, os Estados Unidos recomeçam com o Alasca, que um dia foi um território russo!

Ainda nas esquisitices inimagináveis da Geografia, quem diria que os Estados Unidos na América, fossem separados da Rússia na Ásia, por apenas, incríveis 4 quilômetros. Não entendeu? Pois é! A América do Norte tem uma fronteira com a Ásia, completamente desusada, que separam as duas fronteiras por apenas 4 quilômetros compreendidos pelo Estreito de Bering.

Aproveitando-me da Geografia da América do Norte, coladinha no Canadá está a Groelândia, maior ilha do Mundo, que pertence à Dinamarca, e voltando aos Estados Unidos, o Havaí, arquipélago que está no meio do Oceano Pacífico, distante cerca de 9 horas de voo de San Diego, é um Estado estadunidense!

Para finalizar a minha lista de esquisitices geográficas, vou falar de Porto Rico! Sabe o país caribenho, lindo e cheio de história, que fica no mais lindo Caribe, escondidinha pela República Dominicana? É um Estado independente, mas para você vista-la, precisa pedir autorização (visto) dos Estados Unidos da América! Isso mesmo! Se quiser visitar Porto Rico, precisa de Visto estadunidense, porque, mesmo não sendo um Estado federado, goza de proteção, ajuda e outras regalias do país poderoso!

Existem vários outros locais que pertencem a um Estado, mas que não estão sob o domínio dele, ou o contrário; não estão num determinado Estado, mas pertencem a ele; como o Curdistão iraquiano, o Nepal, Tibete, Palestina e tantas outras que existem, mas não são reconhecidos pelo resto do Mundo, e outros que são reconhecidos, mas nem existem de fato.

Esses são os eventos dos burocráticos alcances dos povos que insistem em separar os homens de suas histórias, linhas que afastam povoados de suas origens, e das origens que permanecem nos rotulando todos os dias, pela ciência da geografia.

Você conhece alguma cidade que não está no país a que pertence? – Eu quero saber!
CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 22/07/2018
Reeditado em 06/09/2018
Código do texto: T6397348
Classificação de conteúdo: seguro