As gerações X, Y e Z: o essencial.

E assim caminha a humanidade... Eu, você e todo mundo, cada um no seu tempo e lugar, fazemos parte de uma geração.

Antigamente, as gerações eram classificadas aproximadamente a cada 25 anos. Hoje em dia, no entanto, as coisas mudam cada vez mais rápidas. Desse modo, as novas gerações estão surgindo aproximadamente a cada 10 anos. E diante de tantos avanços tecnológicos, não sabemos nem como essas transições se darão daqui a alguns anos.

As pessoas que nasceram do início de 1960 até o início dos anos 1980 pertencem à geração X. Trata-se de uma geração marcada pelo questionamento: transgressora e defensora de seus próprios direitos. Assistiu ao surgimento dos computadores pessoais, da internet e do telefone celular, entre outras inovações.

As pessoas que nasceram entre o fim dos anos 1980 e o início dos anos 1990 pertencem à geração Y, também chamada geração da internet, ou Millennials. Esta geração nasceu em uma época em que a tecnologia caminhou a passos largos. Precisou se adaptar à nova realidade e seu tempo foi rápido e curto. Suas principais características são a busca constante por novas tecnologias, a procura por informação imediata e o hábito de resolver várias tarefas ao mesmo tempo. Trabalham em mais de um projeto, conversam com colegas, respondem a e-mails, visualizam notícias, ouvem músicas e ainda dão atenção para as redes sociais. Já apresentam o hábito de estar sempre conectados.

As pessoas que nasceram entre 1992 e 2010 pertencem à geração Z (Centennial). Os Centennials nasceram inseridos nas novas tecnologias digitais. Além do domínio da tecnologia, os nativos digitais também são conhecidos por serem mais críticos, exigentes, autodidatas e por não gostarem muito de seguir hierarquias. As crianças e jovens da Geração Z não conseguem imaginar viver num mundo onde todas as coisas não estejam conectadas num ambiente online, com troca instantânea de informações. Estão sempre com mais de uma atividade simultaneamente e necessitam menos dos pais e professores para obter informações.

Já estamos assistindo ao nascimento da geração Alpha, que será formada por pessoas nascidas depois de 2010. Estudos demonstram que estas crianças terão muito mais autonomia e maior facilidade para resolver problemas. Todas as relações autoritárias devem ceder lugar para relações de diálogo... E assim caminha a humanidade!