Afinal, o que é cooperação?

Cooperação é um trabalho feito em conjunto, em colaboração, com solidariedade.

É o momento em que os laços familiares e afetivos se reforçam e todos saem ganhando. As pessoas que estão em um processo de cooperação se amparam e se unem, na certeza de que sempre poderão contar umas com as outras.
O que caracteriza uma família é a COOPERAÇÃO,
não só a convivência.

Não adianta viver sob o mesmo teto se as pessoas não tem diálogo, se não olham na mesma direção, se não sabem o que acontece com o outro (irmão, marido, esposa, companheiro, companheira, pai, filho, mãe, avós, etc.) e, por não saber o que acontece, não conseguem colaborar, apoiar, cooperar.

É muito importante ter a consciência de que cooperar NÃO É FAZER AS COISAS NO LUGAR DO OUTRO. Cooperar é ajudar a fazer o que é de responsabilidade dele.

Por exemplo: um adolescente que tem a obrigação de fazer a sua cama todas as manhãs, mas não está fazendo. Alguém da família pode ajudá-lo a estender o lençol e a colcha, do tipo... "eu faço deste lado e você segue meu exemplo do outro lado da cama para você aprender, está bem? Amanhã você já saberá fazer sozinho...”.
 
Cooperar é auxiliar a outra pessoa a atingir seus objetivos,
sem fazer por ela o que tem de ser feito.

Na cooperação aprendemos que juntos podemos mais, ganhamos diferentes visões, somamos saberes... Juntos, funcionamos muito melhor que um só.

Juntos, ouvimos e somos ouvidos... Ninguém é dono da verdade e isso significa aprender a respeitar as diferenças e a aprender com elas.
Juntos, podemos dar o nosso melhor, no conjunto de ações de cooperação.

Vamos?