Hoje, o mundo vive uma crise de valores

Texto de Victor da Silva Pinheiro

Hoje, o mundo vive uma crise de valores

Civilizações antigas, como a Inca, a Maia, a Asteca, a própria civilização Egípcia, Romana, Grega, dentre outras, no seu período clássico, viviam o auge dos valores. Não tinham a mesma tecnologia da sociedade atual, mas tinham o mais importe: o valor como prioridade. Hoje, muitas pessoas se enganam achando que vivemos o auge da civilização por causa da tecnologia, mas vivemos uma crise de valores, e na questão tecnológica, há quem diga que a civilização atlante teve uma tecnologia demasiado superior. Aliás, a causa da decadência da civilização atlante é que eles deram mais importância ao fator tecnológico do que ao espiritual. E o que é ser espiritual? Muitas pessoas têm uma imagem deturpada e pensam que pessoas espirituosas são aquelas que praticam uma pseudo-religião e tem uma calma piegas. Muito pelo contrário, pessoas espirituosas são aquelas que têm uma moral, uma ética, lá em cima e lutam pra manter essa moral, lutam contra a injustiça. Dão mais valor ao ser do que ao ter. São essas pessoas que constroem a sociedade.

Mas, a maioria das pessoas, apesar de terem almas boas, estão mergulhadas num conformismo e são fracas de espírito e a sociedade se encontra como a vemos. E essas pessoas são fácies de serem manipuladas. Platão nos conta no seu Mito da Caverna (aliais escrevi um texto sobre o Mito da Caverna e está no site) que escreveu no capítulo VII do livro “A República”, diz que a humanidade em sua maioria está acorrentada e está sendo controlada pelos amos da caverna. E só os filósofos - não falo dos filósofos diplomados, mas os de natureza própria - esses é que são capazes de libertar a humanidade, pois de valor e virtude, eles entendem bem. E os primeiros a serem libertados dessa prisão da caverna para conhecer o mundo da sabedoria, essas pessoas são os idealistas. Os idealistas são aqueles que têm um ideal, mas são como o cristal, brilham, mas se quebram com facilidade. Então vem a filosofia vem pra proteger esse ideal. Levantemos de nossas cadeiras, quebremos as nossas correntes e seguimos em frente para o caminho da sabedoria, pois, só a sabedoria liberta.

Autor: Victor Da Silva Pinheiro

Site de registro:

www.recantodasletras.com.br/autores/vitorgeo10 (Livros, Áudios, Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Outros Sites:

www.vitorgeo7.blogspot.com (Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Facebook: Victor Da Silva Pinheiro (Vídeos, Fotos, Poesias, Crônicas Filosóficas, Crônicas Cristãs)

Vitor da Silva Pinheiro
Enviado por Vitor da Silva Pinheiro em 29/10/2018
Reeditado em 15/01/2019
Código do texto: T6488993
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.