PEDAGOGIA DA ALTERIDADE

A cultura é algo fascinante para o ser humano, e um mistério repleto de curiosidade, ao mesmo tempo que no âmbito escolar, transborda a vida de cada estudante. Não se pode deixar de inserir no conteúdo em sala de aula, as experiências culturais trazidos pelos alunos. Levá-los a descoberta de si mesmos, e do conhecimento, acarreta na dinâmica da reflexão crítica e na construção de todas as suas visões de mundo, tira o preconceito, abrindo as portas para o universo do respeito ao Outro.

Proporcionar a linguagem e a escrita, revela a autonomia do que posso intitular de pedagogia da alteridade. Isso, quer dizer, o método para olhar segundo a lente cultural dos estudantes, tanto ensino fundamental I, quanto o fundamental II, e por que não o Ensino Médio! Na caminhada do/a professor/a, os estudos e a ousadia de ser pesquisador/a (não importa se tem muito, ou pouco tempo em sua rotina diária), implica no processo construtivo do crescimento humano. Então, quais são as práticas?

De que maneira estamos fornecendo possibilidades para transmitir a sabedoria teórica em algo tão prático, capaz de interiorizar não só na mente (razão), mas no coração (vivência)? Materializar a educação, por vez, é simplificar o complicado. Se trabalharmos a ideia, por exemplo, a história da produção do livro. Ao longo da amostragem dos fundamentos, proporcionar o contato com um pergaminho, cuja capa de couro indica a historicidade de toda sua essência. Essa é a beleza do educar.

Quantos questionamentos não surgiriam desse contato com a novidade? Quais as ideias formariam a princípio, a partir do modo como eles/as (alunos/as) presenciaram a própria obra em suas mãos? Sócrates já falava algo importante em sua época, e que hoje, ainda surte efeito:“O verdadeiro conhecimento vem de dentro”. Espero ser indagado por outros olhares, quando os leitores adentrarem na centralidade fundamental deste texto. Não poupemos esforços a gerar no espaço escolar, os momentos de interação entre o que sabemos, e a aplicação do saber.

RICARDO OLIVEIRA. 17/09/2019

Ricardo Oliveira (Poeta e Escritor)
Enviado por Ricardo Oliveira (Poeta e Escritor) em 09/10/2019
Código do texto: T6764755
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.