Mérito Educacional FTC - R. Santana
 
Ensinar é uma atividade sagrada, quem recebe esta missão é abençoado por Deus, por isto, o professor é prestigiado aqui, ali e acolá todos os anos no dia de 15 outubro. A importância do professor é reconhecida em todas as sociedades do mundo, no Japão, por exemplo, o imperador curva-se para cumprimentar àquela pessoa que presta serviço à aprendizagem e ao conhecimento.

Discordo daqueles que dizem que a importância do professor é verbalizada, mas não é materializada. Não existe uma pessoa sequer que não tenha como referência de vida profissional, um professor. Conta-se que Alexandre, o Grande, disse em relação ao seu preceptor Aristóteles e Filipe II, seu pai: "... se um deu-me a vida, o outro, deu-me a arte de viver". Sócrates, filósofo do Século V a.C., foi a referência de Platão, um dos maiores filósofos da história do pensamento.

No livro o "Feijão e o Sonho" de Orígenes Lessa, o autor coloca no papel o conflito que um educador vive no dia a dia, dum lado, trabalhar para sustentar suas convicções literárias, sensibilidades poéticas e ideais, que o sujeito da aprendizagem é o início, o meio e o fim, na aquisição de conhecimentos e transformações pessoais, doutro lado, a necessidade de obrigações cotidianas de sobrevivência. Hoje, não é diferente, o professor vive o eterno conflito: falta de condições materiais e financeiras para desempenhar bem sua atividade intelectual e, como educador, tem que ser referência profissional, ética e moral na comunidade que atua.

Porém, há exceção, lição de vida, desprendimento, desafio, no filme ao “Mestre, com carinho”, o engenheiro Mark Thackeray (Sidney Poitier) ficou desempregado e aceitou o convite para ensinar numa escola em Londres, precisamente, num bairro operário de East End.

Thackeray, inesperadamente, defronta-se com alunos adolescentes baderneiros e indisciplinados, a maioria proveniente de lares desajustados. Thackeray descobre ao longo do curso, que alguns alunos eram dependentes químicos, até garota de programa havia na turma. Foi em desafio para o engenheiro professor corrigir essas más condutas, pouco e pouco, ele ganha a confiança dos alunos.

O desfecho é uma grande festa de reconhecimento ao “Mestre, com carinho”, tanto que rejeitou o convite para voltar a atuar como engenheiro.

No dia 16 de outubro de 2019, recebi com muita honra o título honorífico de “Mérito Educacional FTC”. A Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC. Este ano, a FTC de Itabuna laureou 26 professores de Itabuna e 6 cidades do Sul da Bahia, que se destacaram como educador.

Esse prêmio foi criado em 2011 pelo Conselho Superior Acadêmico de Itabuna pelo Diretor de Operações da Rede FTC, o professor Cristiano Lôbo da Silva, instituiu esse projeto assessorado por uma Comissão Organizadora de professores eméritos, cujo objetivo é premiar os abnegados em educação que contribuíram para o desenvolvimento regional com sua profissão.

Para o diretor geral da unidade itabunense dessa Rede, o professor Kaminsky Mello Cholodovskis, o objetivo da FTC- Itabuna, é resgatar e preservar a memória da educação do Sul da Bahia, premiar aqueles que contribuíram para o desenvolvimento de nossa Região, embasada numa comissão formada por integrantes de desempenho moral, ético e profissional indiscutíveis como Ana Carolina e Edmundo Dourado.

Elogiar a si mesmo é vitupério, mas, exerci com prazer e doação o magistério por 34 anos em várias escolas do ensino fundamental e médio de Itabuna e cidades circunvizinhas. Sempre pautei a minha conduta profissional pelo compromisso e determinação, a minha preocupação maior era possuir o domínio do conteúdo da minha matéria e orientar esse conhecimento ao sujeito da aprendizagem de forma didática, todavia, prática e acessível. Jamais justifiquei a minha incompetência profissional, o meu fracasso pedagógico, aos meus baixos rendimentos salariais.

Os desafios eram cotidianos, não é fácil motivar alunos de comunidades periféricas, famílias de baixa renda, alunos que não vislumbravam nenhum voo mais alto além daquele que seu meio lhe permitia.

O prêmio “Mérito Educacional FTC”, deixou-me lisonjeado, que meu trabalho em educação foi reconhecido pela maior rede educacional privada da Bahia, depois de alguns anos de aposentado, prova que plantei algo que dignificou a vida de muita gente. Porém, regozijo-me muito mais quando encontro um ex-aluno, ontem, pré-adolescente, adolescente, hoje, adulto, pai ou mãe de família que me pergunta: “lembra de mim?”, forço a memória para reconhecer entre mais 20.000 rostos, eu descobri aquele rosto, na casa do sem jeito, educadamente, respondo-lhe: “lembro-me!” e, caio do cavalo quando o meu ex-aluno insiste: “como é meu nome?”, uso minha resposta pré-elaborada: “oh, naquela época você era adolescente, hoje, é um homem, cresceu, mudou fisicamente...”, aí, o ex-aluno ou ex-aluna despeja-me sinceros elogios que me confortam a alma.

Não obstante os meus pecados, os meus defeitos, Deus permitiu em minha caminhada, senso de justiça, sabedoria e conhecimento. Nunca promovi o mal voluntariamente, às vezes, eu sou obrigado reagir com palavras à sanha daqueles que não gostam de mim, mas sem alimentar rancor, ódio, retaliação, apenas, como autodefesa, sobrevivência.

Enfim, na vida os percalços são vários, há mais antipatias do que simpatias e empatias, existe gente que não gosta do outro não pelo que não fez, mas, pelo que ele fez, fazer desperta ódio e inveja. Muitos se incomodam com a felicidade do outro. Essa homenagem de “Mérito Educacional FTC” e a homenagem “Cidadão de Itabuna”, pela Câmara de Vereadores, irão me dar à certeza que minha vida profissional de professor, educador, foi desígnio do Altíssimo, para mim glórias efêmeras, para Ele glórias eternas.



Autoria: Rilvan Batista de Santana
Licença: Creative Commons