Ler é Libertador
 
     Quando alguém me fala que odeia ler, começo a pensar sobre o motivo desta pessoa não gostar dessa incrível experiência. Falta de incetivo e motivação, talvez? ou o fato de não exercer a prática? Gosto de falar às pessoas próximas mim o seguinte: ler é um ato individual. É algo que vai despertando com o tempo.

     A leitura é um ato importantíssimo na vida de qualquer pessoa e seus benefícios são inúmeros. Ajuda estimular a criatividade, melhora a sua escrita como também você pode aprender novos vocabulários, além de expandir sua compreensão de mundo. Você consegue atravessar fronteiras que nunca imaginaria. Ler é habilidade que instiga o seu senso crítico, isto é, a capacidade de interpretar, questionar, analisar e compreender o que está a sua volta.

     Quando lemos estamos nos conectando com a realidade de um outro alguém, mesmo que essa realidade em alguns momentos seja fictícia, ou seja, a leitura de alguma forma provocará a empatia. Ler te enriquecerá culturalmente. É importante frisar, que o hábito da leitura te proporciona uma boa memória. Já ouviu aquele ditado “mente sã corpo são”?

     Ler é uma atividade bastante terapêutica, reduz o stress do dia a dia. Uma habilidade como essa pode te encorajar nas suas conquistas, te faz um ser humano mais humano. Como dizia o grande filósofo francês, Voltaire: “A leitura engrandece a alma”, em outras palavras, a leitura em si, é uma fonte inesgotável de conhecimento.

     Portanto, leitores, sabendo que a leitura é um ato imprescindível na vida do ser humano, é preciso buscar possuir esse hábito ou pelo menos se esforçar um pouco para tê-lo. Você que não gosta de ler, e que não teve a motivação quando criança, comece criar esse hábito a partir de agora! Uma dica: comece ler aos poucos textos curtos de linguagem menos rebuscada, ou seja, simples. Procure textos nos quais você se identifica, por exemplo, os contos, microcontos, história em quadrinhos, parábolas, crônicas, poemas, cordéis, entre outros de leitura rápida. Garanto que você pegará o gosto rápido pela leitura. Descubra qual estilo de texto que mais te cativa. Assim, logo você estará habituado a ler.

     Lembre-se, nada de pegar atalhos, tudo se inicia pelo começo. Então comece colocando em prática a leitura. Essa é uma dica de uma pessoa que antes mesmo de ingressar na faculdade possuía bastante dificuldade, ou melhor, não tinha afeição pela leitura. Até que um dia fui me encontrando aos poucos. Ler é libertador
!
Ana Carolina Ferraz
Enviado por Ana Carolina Ferraz em 03/05/2020
Reeditado em 07/05/2020
Código do texto: T6936191
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.